Governo quer conselheiros das comunidades nos conselhos consultivos dos consulados

Data:

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou que há vontade para que os conselheiros das comunidades portuguesas estejam “obrigatoriamente nos conselhos consultivos dos consulados”, argumentando que “o primeiro interlocutor dos conselheiros” devem ser “os interlocutores locais”.
“Posso dizer que, para nós, o conselho consultivo é um órgão importante. É um órgão eleito. Por isso também propusemos que os conselheiros estejam obrigatoriamente nos conselhos consultivos dos consulados, porque o primeiro interlocutor dos conselheiros, que representam as comunidades, devem ser os interlocutores locais: os cônsules, eventualmente os embaixadores, quando for o caso, e também, depois, a Secretaria de Estado das Comunidades”, defendeu Berta Nunes.
A secretária de Estado, que falava no final da sessão de encerramento da reunião anual de três comissões temáticas do Conselho das Comunidades Portuguesas, em Lisboa, fez um balanço “muito positivo” dos dois dias com os vários grupos de trabalho.
“Tivemos várias reuniões com membros do Governo, com responsáveis dos serviços e procurámos corresponder a todas as necessidades e expectativas que os conselheiros nos colocaram na organização da reunião e ter aqui todas as pessoas que eles consideraram importantes para poderem colocar as suas questões e debater os vários temas”, acrescentou, reiterando que “foi bastante produtivo”.
Nesse sentido, Berta Nunes mostrou-se também “bastante satisfeita” com a avaliação feita pelos conselheiros”, incluindo pelo presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CP-CCP), Flávio Martins.
O CCP, criado em 2007, é o órgão de consulta do Governo sobre matérias relacionadas com a diáspora.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.