As vendas de vinho certificado em Portugal caíram 2,4%, em volume, de janeiro a março face a 2020, mas a região dos Vinhos do Tejo contraria a tendência, aumentando em 39,1% as vendas em litros.
Segundo dados divulgados pela própria Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), a região dos Vinhos do Tejo aumentou em 2,3 pontos percentuais a quota de mercado, para 7,6%, subindo da 6.ª para a 5.ª posição no ‘ranking’, atrás do Alentejo, da Península de Setúbal, do Minho e do Douro. Esta análise é baseada na soma dos canais Distribuição (supermercados e hipermercados) e Restauração, sendo que os aumentos advêm do primeiro – com um crescimento global na ordem dos 23,7% –, devido ao fecho dos restaurantes no confinamento. Na Distribuição, o Tejo é a segunda região que mais cresce, com mais 80,8% face ao período homólogo. Atinge assim uma quota de mercado de 7,6% e consolida a sua (5.ª) posição, pode ler-se em comunicado.
Analisados os números e, segundo Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, “conclui-se que a região dos Vinhos do Tejo foi das que teve uma melhor performance, tendo vindo a ganhar quota de mercado nos vários canais, tanto em volume como em valor. De salientar que a Nielsen só considera para esta análise os vinhos tranquilos e, tendo a região marcas de vinho frisante com produções bastante significativas, o real peso dos Vinhos do Tejo – sempre tendo em conta o universo dos vinhos certificados, como DOC doTejo ou IGP Tejo – é muito superior aos números apresentados”.