Guiné-Bissau agradece solidariedade portuguesa para combate à pandemia

Data:

O Ministério da Saúde guineense agradeceu hoje a solidariedade de Portugal no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, na entrega oficial de vacinas contra a covid-19 doadas pelo Governo português.

“Quero agradecer ao Governo português pela solidariedade com a Guiné-Bissau neste momento tão difícil da pandemia”, afirmou Mamai Barbosa, diretora-geral da Saúde Materna e Infantil, na cerimónia da entrega oficial de vacinas, em representação do ministro da Saúde, Dionísio Cumba.

Portugal enviou na terça-feira para a Guiné-Bissau um primeiro lote de 24.000 vacinas contra a covid-19 para apoiar as autoridades guineenses no plano de vacinação.

O Governo português assumiu o compromisso de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

“A Guiné-Bissau está sempre a contar com o Governo português, que nunca deixou a Guiné-Bissau sozinha. Esta vacina vai ajudar o povo da Guiné-Bissau, temos de continuar a apostar nas vacinas e a população tem de aderir à vacina”, salientou Mamai Barbosa.

“Portugal tem estado, e bem, em todas as iniciativas, sem exceção, que a comunidade internacional tem feito de ajuda e em apoio no combate à pandemia, nomeadamente no que diz respeito à entrega de vacinas”, salientou o embaixador português na Guiné-Bissau, José Velez Caroço.

O diplomata acrescentou que, além disso, Portugal está agora, e este é um exemplo, “bilateralmente empenhado em conceder esse apoio à Guiné-Bissau, que vem na linha de outros apoios já dados desde o início da pandemia, sempre em estreita coordenação com as autoridades de saúde guineense”.

A Guiné-Bissau registou 3.969 casos e 70 vítimas mortais desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.187 pessoas e foram registados 920.200 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.