Pelas circunstâncias extraordinárias que vivemos, só no passado dia 22 de março se realizou na Escola Secundária “IES Zurbarán” de Badajoz (Espanha) a entrega da menção honrosa do Prémio “VI Premio Hispano-Portugués de Poesía Joven Ángel Campos Pámpano” atribuído a um poema coletivo, composto por haikus e criado pela turma do 10º ano desta escola na disciplina de português no ano letivo 2019/2020.
Dois elementos do Júri, os professores Jacinto Haro e Luis Arroyo, amigos de Ángel Campos, deslocaram-se à escola para realizar esta entrega num ato simbólico onde se relembraram as palavras, a vida, a obra deste escritor extremenho e a sua incontornável dedicação à divulgação da poesia portuguesa.
Esta entrega contou igualmente com a presença de Filipa Soares, Coordenadora do CEPE Espanha Andorra do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, que não podendo assistir presencialmente, acompanhou o momento e proferiu algumas palavras através de videoconferência. Também o Diretor da Escola, professor Rafael Domínguez, professoras de português e todos os alunos participantes não faltaram a este momento organizado pelos alunos do 11º ano D/F.
O prémio Hispano-Português de poesia Ángel Campos é uma homenagem a um grande escritor e poeta, um amante da cultura portuguesa, um tradutor de reconhecidas obras portuguesas e que, entre outros prémios, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço em 2008, no ano do seu falecimento. Este concurso com cinco anos de existência pretende distinguir poesia escrita por jovens com idades compreendidas entre 14 e os 18 anos com textos escritos quer em português, quer em espanhol. Neste mesmo ano de 2019/2020 o prémio foi atribuído a um aluno da Escola Secundária de Campo Maior tendo escrito uma poesia em português.
A Extremadura é das comunidades espanholas onde mais se aprende a Língua de Camões. Prova disso são os inúmeros alunos de português desta Comunidade, bem como as várias iniciativas que se vão desenvolvendo ao longo do ano, por vezes de forma conjunta com a região de fronteira do Alentejo e que vão contribuindo para a divulgação da Língua e da Cultura não só na Comunidade da Extremadura como em toda a Espanha.