• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 29 Março, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

29 Março, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Pelo Mundo

“Temos capacidade mas não acreditamos que somos os melhores”

12 Julho, 2021 Pelo Mundo
Facebook Twitter E-mail
“Temos capacidade mas não acreditamos que somos os melhores”

O português Luís Marques, diretor criativo da agência de publicidade BBDO Worldwide em Los Angeles, considera que Portugal tem talento e mão de obra muito qualificada mas precisa de encontrar a atitude certa para progredir.

“Acredito que o povo português tem uma energia muito forte. Se quisermos alcançar as coisas, a gente alcança”, disse à Lusa o responsável, que está nos Estados Unidos há oito anos. “Só que a atitude do nosso povo não é como a atitude do povo americano”.

Com um percurso relevante nalgumas das melhores agências de publicidade do mundo, o criativo originário da Madeira notou uma diferença grande quando começou a trabalhar nos Estados Unidos.

“Uma das coisas que senti aqui é que toda a gente queria fazer o melhor, que o projeto fosse o mais longe possível, desde o estagiário ao diretor da agência”, afirmou. “Aqui querem ser primeiros e vencedores a toda a hora”.

Em Portugal, onde “a mão de obra é muito boa” e há inúmeros exemplos de excelência, a abordagem é diferente.

“Temos capacidade mas não acreditamos que somos os melhores e isso faz a diferença”, sublinhou Luís Marques. “Falta-nos apoiar-nos uns aos outros, puxarmo-nos”.

O percurso do criativo, que passou por Colorado, Amesterdão e Chicago, levou-o a Los Angeles quando a operadora de telecomunicações AT&T comprou a Time Warner e pediu à BBDO que abrisse escritório na costa oeste dos Estados Unidos.

“Eles disseram à agência que queriam transitar de uma companhia de telecomunicações para uma empresa de entretenimento, que está todo em Los Angeles”, explicou Luís Marques.

Na altura, o português tinha trabalhado numa campanha memorável para a Samsung Mobile, “Snail”, e foi convidado para diretor criativo associado do novo escritório, subindo depois a diretor criativo.

A pandemia de covid-19 veio complicar o trabalho com a AT&T, principal cliente do escritório em Los Angeles, porque as filmagens foram todas suspensas na cidade.

“Foi um tempo muito lento, durante a pandemia”, contou o responsável, que aproveitou para aprender fotografia e acabou por montar uma empresa unipessoal para vender as imagens.

Desde que a situação pandémica melhorou na Califórnia, que eliminou as restrições a 15 de junho, o ritmo de trabalho da agência acelerou e há agora mais clientes.

Um deles é a Juanita’s Foods, uma marca de comida mexicana que queria tornar-se mais conhecida no mercado aproveitando o feriado do Dia da Independência, que os Estados Unidos comemoram a 4 de julho.

A campanha criada por Luís Marques e o copy writer brasileiro Júlio D’Alfonso, intitulada “Dip-spenser”, tornou-se um sucesso imediato, com destaques online e segmentos na televisão sobre a ideia de marketing.

“Fizemos uma conexão com a covid, sendo que o 4 de julho é a primeira festa nacional em que as pessoas puderam estar juntas sem máscara e a maioria está vacinada”, explicou Luís Marques. Como a situação melhorou, a ideia foi converter os dispensadores de álcoolgel em dispensadores de queijo para nachos.

“Fizemos o trabalho com pouco dinheiro, a pedir favores, e foi um trabalho de equipa muito gratificante”, disse o português.

O escritório da BBDO Worldwide em Los Angeles emprega cerca de 150 pessoas.

  • Tags
  • estados unidos
  • Los Angeles
Notícias Recomendadas
Chef luso-americano lidera excursão à descoberta da gastronomia açoriana
Atualidade

Chef luso-americano lidera excursão à descoberta da gastronomia açoriana

31 Janeiro, 2022
Portugal deve reforçar apoio às associações luso-americanas
Pelo Mundo

Portugal deve reforçar apoio às associações luso-americanas

29 Janeiro, 2022
Celebração de Ano Novo em Times Square mantém-se mas com menos participantes
Internacional

Celebração de Ano Novo em Times Square mantém-se mas com menos participantes

27 Dezembro, 2021
Português Alberto Carvalho é o novo superintendente do distrito escolar de Los Angeles
Pelo Mundo

Português Alberto Carvalho é o novo superintendente do distrito escolar de Los Angeles

10 Dezembro, 2021
Linhos portugueses e pigmentos do Japão na estreia de Filipa Tojal em Los Angeles
Pelo Mundo

Linhos portugueses e pigmentos do Japão na estreia de Filipa Tojal em Los Angeles

19 Novembro, 2021
Will Smith mudou visão da parentalidade por causa do pai de Venus e Serena Williams
Cultura

Will Smith mudou visão da parentalidade por causa do pai de Venus e Serena Williams

17 Novembro, 2021
Há um novo talento português no mundo da magia em Hollywood
Pelo Mundo

Há um novo talento português no mundo da magia em Hollywood

8 Novembro, 2021
Novo cônsul de Portugal na Califórnia reforça capacidade de resposta pós-pandemia
Pelo Mundo

Novo cônsul de Portugal na Califórnia reforça capacidade de resposta pós-pandemia

21 Outubro, 2021
Emigração portuguesa para o Havai “é uma história que precisa de mais atenção”
Pelo Mundo

Emigração portuguesa para o Havai “é uma história que precisa de mais atenção”

14 Outubro, 2021
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 235
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202223
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202218
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202223
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202220
Faça já a sua encomenda
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições