Quatro utentes de instituição em Vila Viçosa estão infetadas

Data:

Quatro utentes já vacinadas contra a covid-19 da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) estão infetadas com o coronavírus e foram transferidas para uma estrutura de apoio, disse hoje o provedor da instituição.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa, indicou que as utentes com covid-19, todas mulheres, “uma delas com 100 anos” e as outras “quase nos 90”, “estão bem” e “têm apenas uma tosse ligeira”.

Estas quatro utentes da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa, sublinhou o responsável, “estavam vacinadas” contra o vírus da covid-19 “há mais de dois meses”.

Segundo o provedor da instituição, as quatro mulheres foram transferidas, no domingo, para a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Vila Viçosa, instalada no edifício de um antigo centro de saúde.

Jorge Rosa adiantou que os casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa, que provoca a doença da covid-19, foram detetados na semana passada.

“Foi numa despistagem, com testes rápidos, que fazemos periodicamente”, em que foi detetado que “um técnico estava positivo” para o SARS-CoV-2, referiu.

Posteriormente, acrescentou, “na testagem a todos”, foram detetados “mais quatro positivos”, entre os utentes.

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa tem 30 utentes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.028.446 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 186,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.156 pessoas e foram registados 907.974 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.