Empresas perspetivam aumento de 7,2% nas exportações este ano

Data:

As empresas perspetivam um acréscimo nominal de 7,2% nas suas exportações de bens em 2021, revendo 2,3 pontos percentuais em alta a previsão indicada em novembro, segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgado.

“As expectativas das empresas exportadoras apontam para um aumento de 7,2% das suas exportações de bens em 2021, face ao ano anterior”, concluiu o Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado pelo INE em maio, para atualizar a perspetiva que tinha sido avançada em novembro de 2020.

Para os países fora da União Europeia (UE), as empresas esperam aumentos de 7,5% nas exportações, enquanto para os países dentro da UE, as perspetivas são de um aumento de 7%.

Face à primeira previsão, esta estimativa corresponde a uma revisão em alta de 2,3 pontos percentuais da variação esperada das exportações em 2021 (+1,9 pontos nas exportações intra-UE e +3,2 pontos nas exportações extra-UE).

No entanto, caso as previsões se confirmem, as exportações de bens em 2021 ficarão 10,6% aquém dos valores registados no comércio internacional em 2019.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as perspetivas das empresas apontam para aumentos nas exportações de 5,8% no total do comércio internacional, 4,8% no comércio extra-UE e 6,1% no comércio intra-UE (+1,3, +1,4 e +1,3 pontos percentuais, respetivamente, face à previsão de novembro).

Por Grandes Categorias Económicas (CGCE), destacam-se as perspetivas de aumento das exportações de máquinas e outros bens de capital (+8,9%) e de fornecimentos industriais não especificados (+7,1%).

Em novembro, as empresas perspetivavam já um aumento de 5,5% nas exportações de máquinas e outros bens de capital, que se acentua assim de forma significativa nesta segunda previsão (+3,4 pontos percentuais).

De acordo com os dados recolhidos pelo INE, as empresas apontaram como principais motivos para a revisão em alta da sua previsão o melhor comportamento do que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes (44,9%) e em mercados específicos (14,9%).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.