A notícia foi confirmada este domingo numa mensagem publicada nas suas redes sociais.
“É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou.
A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último.
Obrigada a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a Vida – é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa.
Aos amigos e família que enriqueceram em tanto a vida da Constança, um obrigada do fundo do coração. Que a Luz dela nunca vos abandone.. seguimos juntos!
Um obrigado muito especial à incrível equipa médica que tomou conta da Constança ao longo da sua vida.
A Constança mostrou ao mundo o significado de “Acreditar” e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração.
Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável.
Constança Braddell tu és, e serás para sempre, a nossa maior guerreira. Nós amamos-te ❤️”
Em março, o caso de Constança tornou-se conhecido quando a jovem fez um apelo nas suas redes sociais, num texto a que deu o título “Não quero morrer, quero viver”. Em causa estava a necessidade de ter acesso ao fármaco inovador Kaftrio, que gerou uma onda de solidariedade e de donativos para ela poder adquirir o medicamento, que acabaria por ser disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde, sem custos.
Constança mostrou várias vezes, também nas suas redes sociais, que a sua vida tinha melhorado muito. “Faz hoje um mês que estou a tomar o Kaftrio e não podia estar mais feliz! Há 1 ano atrás se me dissessem que estaria aqui, eu não acreditava. Quando vemos a nossa vida por um fio, mudamos. Eu mudei. Vejo a vida com outros olhos, com mais garra e aprendi a dar valor às coisas simples da vida. Tenho ainda um longo caminho pela frente, que envolve muito esforço e disciplina. O Kaftrio é milagroso mas não podemos abandonar toda a rotina que tínhamos até então. Existirão sempre altos e baixos, o importante é não desistir” escreveu na altura.
No início deste mês foi internada no Hospital de Santa Maria. Numa nota publicada nas redes sociais, foi referido que o que estava a acontecer “é inesperado” e inédito no seu panorama clínico. “A situação é de extrema gravidade, mas os médicos estão a fazer de tudo para salvar a vida da nossa e agora também vossa Constança”, acrescentaram os familiares, que agradeceram as manifestações de apoio e lembraram que ela “sempre foi uma lutadora e sobrevivente”.