Passadiços sobre as dunas ligam as Praias da Barra e Costa Nova em Ílhavo

Data:

Os passadiços sobrelevados que ligam as praias da Barra e Costa Nova, no município de Ílhavo, abriram ao público este sábado.

Os passadiços de circulação pedonal foram colocados para evitar o impacto do pisoteio das dunas e inserem-se nas obras em curso de recuperação e estabilização do cordão dunar entre as praias da Barra e da Costa Nova, numa extensão de 1.236 metros, com a colocação de paliçadas e a plantação de espécies autóctones para a fixação das areias na duna.

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, o presidente, Fernando Caçoilo, e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, realizaram uma visita técnica que validou a abertura ao público.

“Esta obra de recuperação e estabilização do cordão dunar tem como objetivo a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas”, explica o texto.

A intervenção representou um investimento de cerca de 400 mil euros, financiado a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), ao abrigo da candidatura “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro – Cortegaça / Vieira de Leiria”.

Os restantes 25% foram repartidos, de igual forma, pela APA e pela autarquia.

Fotografia CM Ílhavo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.