Homem detido por originar fogo em Figueira de Castelo Rodrigo

Data:

A GNR deteve um homem de 63 anos suspeito de ter originado um incêndio florestal no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com a realização de uma fogueira para confeção de alimentos.

Segundo o Comando Territorial da GNR da Guarda, o homem foi detido na segunda-feira, através de militares do Posto Territorial de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, pela alegada prática do crime de incêndio florestal.

“Na sequência do alerta de ocorrência de um incêndio florestal, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde constataram que o incêndio teve origem na realização de uma fogueira no mato para confeção de alimentos, que se descontrolou, consumindo cerca de 5.000 m2 (metros quadrados) de vegetação”, refere a fonte em comunicado enviado à agência Lusa.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.

A GNR lembra que as queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal e que em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia, sendo que, para evitar acidentes, devem ser seguidas as regras de segurança, estar sempre acompanhado e levar o telemóvel.

“A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses”, é também referido na nota.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.