Costança Braddell, jovem de 24 anos, que sofre de fibrose quística e em março emocionou o país ao lançar um apelo para obter a aprovação de um novo medicamento, está internada há uma semana e meia. “Situação é de extrema gravidade” refere a família.
Numa nota publicada nas redes sociais, é referido que o que está a acontecer “é inesperado” e inédito no seu panorama clínico. “A situação é de extrema gravidade, mas os médicos estão a fazer de tudo para salvar a vida da nossa e agora também vossa Constança”, acrescentam os familiares, que agradecem as manifestações de apoio e lembram que ela “sempre foi uma lutadora e sobrevivente”.
Em março, o caso de Constança tornou-se conhecido quando a jovem fez um apelo nas suas redes sociais, num texto a que deu o título “Não quero morrer, quero viver”. Em causa estava a necessidade de ter acesso ao fármaco inovador Kaftrio, que gerou uma onda de solidariedade e de donativos para ela poder adquirir o medicamento, que acabaria por ser disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde, sem custos.
Constança tomou e mostrou várias vezes, também nas suas redes sociais, que a sua vida tinha melhorado muito. “Faz hoje um mês que estou a tomar o Kaftrio e não podia estar mais feliz! Há 1 ano atrás se me dissessem que estaria aqui, eu não acreditava. Quando vemos a nossa vida por um fio, mudamos. Eu mudei. Vejo a vida com outros olhos, com mais garra e aprendi a dar valor às coisas simples da vida. Tenho ainda um longo caminho pela frente, que envolve muito esforço e disciplina. O Kaftrio é milagroso mas não podemos abandonar toda a rotina que tínhamos até então. Existirão sempre altos e baixos, o importante é não desistir” escreveu na altura.