Banhos interditos na praia da Zambujeira do Mar devido a bactéria E.coli na água

Data:

A praia da Zambujeira do Mar, concelho de Odemira (Beja), está interdita a banhos, após ter sido detetada a presença da bactéria coliforme Escherichia coli (E.coli) na água, revelou hoje a Capitania do Porto de Sines.

O comandante da Capitania do Porto de Sines, Rui Filipe, avançou à agência Lusa que, na quarta-feira, “cerca das 16:00”, “em contacto com a associação de nadadores-salvadores”, deu ordem para hastear a bandeira vermelha “para interditar os banhos naquela praia”.

A decisão foi tomada após a Capitania do Porto de Sines receber uma comunicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que, nas análises feitas na quarta-feira, tinha sido detetada “a bactéria E.coli na água”.

Por isso, foi içada a bandeira vermelha e “desaconselhados os banhos” na praia da Zambujeira do Mar, acrescentou o responsável.

“Os nadadores-salvadores pediram, de imediato, aos banhistas para saírem da água e a recomendação mantém-se”, explicou Rui Filipe, adiantando que, nesse mesmo dia, “foi feita a recolha de novas amostras” à água.

Até que as restrições sejam levantadas, os banhistas “podem permanecer no areal, mas os banhos estão totalmente desaconselhados”, frisou.

“Os nadadores-salvadores que estão presentes na praia vão efetuando as recomendações e informando os banhistas sobre a situação”, acrescentou o comandante, que disse desconhecer “a origem” da contaminação por concentração de coliformes fecais.

Além de hasteada a bandeira vermelha, foi “arreada a Bandeira Azul” atribuída a esta praia, “até que a situação esteja regularizada”, indicou.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.