No passado dia 15 de junho, a Escola Secundária IES Zurbarán recebeu a visita de João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., de Filipa Soares, Coordenadora do CEPE Espanha e Andorra (Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro) do Camões IP acompanhados pelo Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós e também do Secretário Geral da Educação da Junta da Extremadura Francisco Amaya, da Diretora geral de “Acción Exterior” Rosa Bala e da Diretora do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças Montaña Hernández.
O Diretor Rafael Domínguez deu as boas vindas, seguindo-se as intervenções no espaço da Biblioteca onde um público muito restrito (dadas as circunstâncias pandémicas) teve a oportunidade de assistir a este ato: as turmas de português do 4º da ESO.
Também as alunas de português deram o seu contributo, representando as três turmas, destacando a importância de falar português nesta zona de fronteira com Portugal. Também fizeram uma breve apresentação desta disciplina opcional que muito alunos escolhem.
As alunas Faine, María, Carlota e Javier fizeram a leitura do poema “Descalça vai para a fonte” de Luís de Camões e a Celia Rey, aluna de 2º de Bachillerato, declamou um poema da sua autoria em homenagem ao “cão das lágrimas” da obra “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago, uma bonita homenagem a duas grandes personalidades da literatura e cultura portuguesas, num dia tão importante para todos os que aprendemos a Língua de Camões na Extremadura.
No final, João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., presenteou a biblioteca com livros em português de diferentes a autores lusófonos que as alunas, em nome de todos, muito agradeceram.
Este encontro terminou com a visita ao mural da Língua Portuguesa, exposição feita no dia 5 de Maio pelos alunos de português por forma a celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.