Portugal-França foi o mais visto do campeonato até agora

Data:

O jogo do Euro2020 entre Portugal e França foi o mais visto do campeonato europeu de futebol e desde a final do Euro2016 “que não havia um programa na televisão portuguesa com audiências tão elevadas”, segundo a Universal McCann.

Portugal empatou na quarta-feira com a França, a duas bolas, na terceira jornada da fase de grupos do Euro2020, o qual foi transmitido pela RTP1, garantindo o terceiro lugar do grupo e a passagem à fase seguinte.

“O jogo, qual montanha-russa de emoções, foi visto por mais de 5,1 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3,461 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 69,3%”, refere a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.

“Desde a final do Euro2016 que não havia um programa na televisão portuguesa com audiências tão elevadas”, salienta.

Assim, “a transmissão deste jogo subiu automaticamente para a primeira posição dos mais vistos no Euro2020, num ‘ranking’ liderado pelos jogos de Portugal”, refere a Universal McCann.

O jogo entre a Seleção Nacional portuguesa e a alemã foi o segundo mais visto do campeonato, com uma audiência média de 2,6 milhões, seguida da Hungria-Portugal, com 2,2 milhões.

“Se compararmos este último jogo da fase de grupos com os de competições anteriores, verifica-se que este reuniu mais telespetadores que nos campeonatos passados”, prossegue a análise.

O jogo entre Portugal e França registou uma audiência média superior em mais 55% face ao Hungria-Portugal e em 10% ‘versus’ o Irão-Portugal.

“Estes resultados demonstram que quando existe uma passagem à fase seguinte em causa, os portugueses respondem à chamada e colam-se à televisão para visionar os jogos decisivos”, acrescenta.

“Os jogos da Seleção Nacional dominam o ‘ranking’ de jogos mais vistos do Euro2020”, sendo que, “em média, os três jogos da Seleção Nacional colaram à televisão 2,8 milhões telespetadores, superando assim a média dos jogos de Portugal na fase de grupos do Mundial 2018 e igualando as audiências durante a fase de grupos no Euro2016”.

A fechar o ‘top 5’ dos mais vistos do Euro2020 está o empate a zeros entre Espanha e a Suécia e o jogo de abertura da competição que opôs a Itália à Turquia.

Por canais em sinal aberto, “a RTP1 alcançou o melhor resultado dos últimos anos, após ter registado um ‘share’ de 25,8%, mais 12,8 pontos percentuais face à última quarta-feira”.

A RTP “já não observava um valor tão elevado desde o dia da final do Euro2016 (35,3%)”, salienta a análise.

“Ainda durante o dia de ontem [quarta-feira], a SIC registou um ‘share’ de 17,3% e a TVI de 13,5%”, refere.

Os canais de informação da SIC, TVI e RTP “também cresceram em ‘share’ de audiências, tendo durante o dia várias emissões especiais relativas ao Euro2020”.

Relativamente ao jogo entre Portugal e a França, “o interesse dos portugueses pelo jogo revelou uma tendência crescente ao longo da sua emissão”.

O primeiro golo de grande penalidade marcado por Cristiano Ronaldo “deu um ligeiro impulso às audiências que foram crescendo até ao árbitro Mateu Lahoz apitar para o intervalo”, prossegue.

Na segunda parte da disputa, “foi também após o segundo golo de Cristiano Ronaldo que as audiências voltaram a registar uma ligeira subida, mantendo-se estáveis até perto do apito final, altura em que se registou o pico máximo de audiências”.

No apito final, “mais de quatro milhões de portugueses estavam colados à RTP1 para verem os festejos de Portugal”.

Os produtos de ficção nacional da SIC e TVI “também estiveram em evidência num ‘ranking’ onde os três canais generalistas dividiram os seus programas neste ‘top’, refere.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.