A história verídica de um submarino carregado de droga, que em 2019 passou por Portugal e foi intercetado na Galiza, vai ser adaptada para uma série luso-espanhola para a plataforma Amazon Prime.
“Operação Maré Negra”, com correalização de Daniel Calparsoro, Oskar Santos e do português João Maia, é apresentada como “a primeira coprodução luso-espanhola” para aquela plataforma de ‘streaming”, com produção de Ficción Producciones (Espanha) e Ukbar Filmes (Portugal) e participação da RTP.
Segundo a Amazon, a série tem argumento de Patxi Amezcua, contará com quatro episódios de 50 minutos e a rodagem “arrancará brevemente entre Portugal e Espanha”. Não foi revelado o elenco.
A série baseia-se na história verídica de um submergível artesanal que em 2019 atravessou o Atlântico com três toneladas de cocaína – avaliadas em 90 milhões de euros – e três pessoas a bordo, de nacionalidade equatoriana e espanhola.
“Três homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida”, lê-se na nota de imprensa sobre a série.
Na altura, foi noticiado que o submarino tinha partido da América Latina, passou por Cabo Verde e Portugal e foi intercetado na Galiza, em Espanha.
O caso tornou-se conhecido também como o primeiro submarino com drogas a ser intercetado na Europa.