Quatro mortos com nacionalidade portuguesa no acidente em Antuérpia

Data:

O acidente de construção de sexta-feira numa escola em Antuérpia, na Bélgica, resultou na morte de quatro trabalhadores com nacionalidade portuguesa, confirmou hoje o Governo, através da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Temos confirmadas já as vítimas: três são cidadãos portugueses – que eram os nomes que inicialmente foram comunicados à embaixada pelo MNE belga – e um cidadão de dupla nacionalidade moldova e portuguesa, que também está identificado. Já temos o contacto da esposa e estamos também a verificar se tem necessidade de algum apoio”, afirmou à Lusa a secretária de Estado Berta Nunes, num balanço final das operações de salvamento.

A governante adiantou também que já foram efetuados contactos com a seguradora da empresa portuguesa subcontratada, e que “o seguro já está a tratar de tudo o que é necessário”, tendo ainda sido disponibilizado um contacto direto da embaixada de Portugal na Bélgica para também prestar apoio.

“Todos estes três trabalhadores portugueses que faleceram e o que está internado são de uma empresa portuguesa subcontratada da empresa belga, e o seguro está já a acionar todos os meios para trasladar os corpos e para todos os procedimentos que forem necessários”, explicou à Lusa, indicando que será preciso voltar a falar com a família do cidadão com dupla nacionalidade, para aferir uma eventual trasladação.

Sobre o trabalhador português internado num hospital de Antuérpia, Berta Nunes revelou também já ter sido estabelecido contacto, e que a evolução do estado de saúde é favorável.

“Está estável, embora ainda esteja nos cuidados intensivos, mas amanhã, em princípio, sairá para a enfermaria normal e aí já o poderemos visitar. Mas já falámos com ele, está bem, estável, e a evolução é positiva”, referiu, acrescentando: “Não temos os detalhes [do acidente]. Aparentemente, ele não ficou soterrado, mas com a queda terá tido ferimentos graves e, por isso, teve de ser internado nos cuidados intensivos”.

Sem deixar de realçar a “total colaboração” das autoridades belgas neste caso, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas reiterou uma vez mais as “condolências às famílias” e a disponibilidade para prestar todo o auxílio. Ademais, Berta Nunes garantiu que Portugal vai acompanhar através da embaixada a investigação das autoridades belgas sobre este acidente.

O colapso parcial do estaleiro de construção de uma escola em Antuérpia deixou ainda nove pessoas feridas, que se encontram internadas em quatro unidades hospitalares da região. A escola ainda se encontrava em construção e não havia alunos presentes, desconhecendo-se por agora as razões na origem deste desastre.

Entretanto, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, enviou uma mensagem a António Costa, de condolências às famílias dos trabalhadores que morreram no “trágico acidente” de Antuérpia, informou hoje o gabinete do chefe do Governo português.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.