Por António Vale (texto e fotografias)
Um verdadeiro hino à modalidade de basquetebol assim se pode chamar esta final do play-off do campeonato de basquetebol que encontrou duas grandes equipas, FC Porto e Sporting CP.
O campeão nacional foi apenas conhecido nesta quarta-feira, no pavilhão João Rocha, depois do empate a duas partidas (2-2), tendo a série sido iniciada com um triunfo do Leões na receção aos portuenses, por 74-72, e tendo depois perdido os dois jogos seguintes (81-69 e 87-73). No quarto jogo no Dragão Arena, o Sporting venceu por 80-76 e adiou a decisão final para este quinto e último jogo. Neste último jogo, impróprio para cardíacos, o Sporting acabou por ser o vencedor mesmo nos últimos segundos da partida, batendo o FC Porto por 86-85 (22-20, 29-27, 17-16 e 18-22).
Durante o play-off da Liga Placard, nos quartos de final, o FC Porto afastou a equipa do CAB Madeira por 3-1, e o Sporting CP o V. Guimarães por 3-1. Na meias finais, o FC Porto afastou a equipa do Imortal por 3-0, e o Sporting CP o SL Benfica por 3-0, tendo desta forma estas duas equipas atingido esta final para se encontrar o campeão nacional de basquetebol.
Relembremos que no dia 14 de Março de 1982, o Sporting Clube de Portugal terminou o nacional de basquetebol (com uma vitória do Sporting sobre o ‘eterno rival’ Benfica) que os leões conquistaram pela 8ª vez. Este foi, até hoje, o último Campeonato Nacional conquistado pelos Leões.
No dia 8 de novembro de 2018, no mandato e na presidência de Frederico Varandas, e do membro do Conselho Directivo Miguel Afonso (responsável pelas modalidades), o Sporting anunciava no seu site o regresso ao principal escalão desta modalidade.
Depois de anunciado o regresso da equipa de basquetebol ao Sporting foi a vez de se passar à acção e contratou um treinador com 17 títulos nacionais no currículo, Luís Magalhães, o qual decidiu a partir daqui abraçar este novo projecto na liderança da equipa principal de basquetebol Leonina.
O Sporting Clube de Portugal 39 anos depois (1981/1982) faz a festa e volta a ser Campeão nacional de basquetebol.