Celorico da Beira instala 7.500 lâmpadas LED na rede de iluminação pública

Data:

O município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, vai instalar cerca de 7.500 lâmpadas LED na rede de iluminação pública do concelho para garantir “uma poupança de 75%” na fatura energética.

Segundo a autarquia presidida por Carlos Ascensão, o processo de substituição das luminárias de iluminação pública por tecnologia LED foi iniciado na segunda-feira, em várias freguesias, e irá desenrolar-se ao longo das próximas semanas, em todas as localidades do concelho.

O município de Celorico da Beira lembra em comunicado que adjudicou ao consórcio HEN um contrato de gestão de eficiência energética que “garante uma poupança de 75% na fatura de energia com iluminação pública”.

“Com um prazo de duração de projeto de 13 anos, o investimento associado a este projeto (3.270.010 euros) é garantido pela Empresa Serviços Energéticos, sendo ao longo deste tempo remunerada do investimento com parte da poupança real obtida”, é explicado.

Segundo a fonte, o objetivo do contrato de performance energética “é aumentar a eficiência energética de equipamentos de iluminação pública e consequentemente reduzir a fatura energética municipal, agora e no futuro, tornando as contas do município mais sustentáveis e aumentando a qualidade do serviço prestado à população”.

A autarquia sublinha que a iniciativa “demonstra sensibilidade ambiental e económica nas escolhas do executivo”, uma vez que o gasto municipal atual em iluminação pública é de 440 mil euros por ano.

O município estima que “a poupança efetiva garantida para o município é de 49.500 euros por ano na vigência do contrato (13 anos) e de 330.000 euros por ano após o fim do contrato”.

Em termos ambientais, “a opção por este projeto leva à redução significativa de emissões de CO2 e dos consumos de energia que irá ter impacto nas metas comprometidas para a Agenda 2030”, remata.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.