Resgatados dois tripulantes que necessitavam de cuidados médicos de navios ao largo dos Açores

Data:

Dois tripulantes de navios que se encontravam a navegar a 615 quilómetros a leste de São Miguel e a 563 quilómetros a nordeste da Terceira, nos Açores, foram resgatados nos últimos dias por necessitarem “de cuidados médicos urgentes”.

Em comunicado enviado hoje às redações, a Marinha informa que um dos resgates foi de “uma tripulante de 19 anos, de nacionalidade alemã”, que se encontrava a bordo do navio mercante “BM CHICAGO EXPRESS”, com bandeira da Alemanha, a navegar a 615 quilómetros a leste da ilha de São Miguel, acrescentando que a jovem “apresentava sintomas de trombose venosa profunda nas pernas” e necessitava “de cuidados médicos imediatos”.

Esta operação foi coordenada desde a tarde de terça-feira através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), adianta a Marinha.

A tripulante acabaria por ser resgatada por uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou a doente para a Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, onde aterrou ao início da manhã de quarta-feira, sendo posteriormente transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o RCC Lisboa, aeronaves da FAP, designadamente, um helicóptero EH-101 da Base Aérea do Montijo e um P-3C CUP+ da Base Aérea de Beja e uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica de Lisboa.

A outra operação de resgate foi concretizada também na quarta-feira e tratou-se de um tripulante que “sofreu um traumatismo crânio-encefálico, a necessitar de cuidados médicos urgentes em unidade hospitalar”, adianta um outro comunicado da Marinha.

Ainda de acordo com a Marinha, o homem, de 42 anos, de nacionalidade russa, estava a bordo do navio “IONIAN STAR”, com “bandeira das ilhas Marshall, a navegar a 563 quilómetros a nordeste da ilha Terceira”.

“O resgate foi efetuado por uma embarcação dos Portos dos Açores, S.A., transportando o tripulante para a Marina da Praia da Vitória, na Terceira”, onde atracou na manhã de quarta-feira e “transferido para o Hospital do Santo Espírito da ilha Terceira”, segundo o mesmo comunicado.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, a Capitania do Porto da Praia da Vitória, uma embarcação dos Portos dos Açores, S.A. e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.