“Queremos dar o nosso melhor e trazer medalhas para Portugal”

Data:

A Federação Portuguesa de Judo promoveu esta quarta-feira o ‘Dia da Imprensa”, quando faltam menos de duas semanas do arranque do ‘Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021’. Os judocas portugueses estão a preparar a participação, que se realiza entre os dias 6 e 13 de junho, e falaram com os elementos da Comunicação Social após o treino integrado no Estágio que se realiza em Coimbra.

O Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021 conta com a presença de 15 judocas lusos (8 Femininas e 7 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Rochele Nunes (+78 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, referiu que “a nossa expectativa é a mesma das últimas provas. Queremos dar o nosso melhor e trazer medalhas para Portugal. Obviamente que não nos podemos esquecer da proximidade desta prova com os Jogos Olímpicos, o que nos condiciona um pouco. O nosso grande objetivo é Tóquio. Ao contrário de outros países, nós ainda não temos vários atletas fortes por categoria, mas os nossos melhores querem estar presentes e vão competir nas duas provas. Todos os Judocas que vamos levar ao mundial vão lutar por medalhas.”

Já Pedro Soares , Treinador da Seleção Nacional, lembrou que “o grupo de atletas portugueses que vai ao Campeonato do Mundo está dividido em dois. De um lado temos um grupo de judocas mais jovens, que não estão apurados para os ‘Jogos’, que encaram esta competição como a maior da época. Do outro lado temos os Atletas apurados para Tóquio, que tem feito uma preparação tendo em vista os ‘Jogos’ e não o mundial, que vai servir como prova de preparação. Ainda assim, estando em cima do tapete, queremos ganhar. Vamos respeitar o evento, as expetativas são positivas e esperamos trazer resultados à altura da competição.”

Também Ana Hormigo, Treinadora da Seleção Nacional, falou com a comunicação social e disse que “o apuramento olímpico só fecha depois do Campeonato do Mundo, mas neste momento temos 8 Judocas apurados, 6 Femininas e 2 Masculinos. É a primeira vez que temos um mundial no ano de Jogos Olímpicos. Para alguns países vai ser uma prova de fogo, para nós vai servir como um teste, mas esperamos alargar o número de qualificados portugueses em Tóquio.”

A campeã portuguesa Telma Monteiro  sublinhou que “um Campeonato do Mundo é sempre uma competição importante. Estamos a fazer uma preparação em que o foco são os Jogos Olímpicos, mas estando bem fisicamente, faz todo o sentido participar. É também uma boa oportunidade de defrontar adversárias diretas, numa altura em que não tem havido tantos estágios internacionais. Entro em todas as provas para vencer, por isso, claro que vou lutar pelas medalhas.”

O judoca Jorge Fonseca admitiu que “o meu objetivo não é o Campeonato do Mundo, mas sim os Jogos Olímpicos” mas sublinhou que “ainda assim quero ir a Budapeste fazer um grande resultado. Vai ser um bom teste para os ‘Jogos’, quero fazer uma boa prova e chegar a Tóquio no meu pico de forma. O único atleta que me tira o sono sou eu e tenho dormido e treinado bem para as duas próximas grandes provas.”

Por fim, Rochele Nunes referiu que “as expetativas são boas. A equipa portuguesa tem mostrado uma grande eficiência e consistência nas provas. Sabemos que o nosso maior objetivo é os Jogos Olímpicos, mas vai ser um ótimo teste e todos vão dar tudo. Um Campeonato do Mundo tem sempre um grande peso e não queríamos perder uma prova destas. Tenho dado tudo nos treinos e espero que dê resultados.”

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.