Inteligência artificial acelera processos de recrutamento em 90%

Data:

Uma análise ao futuro da inteligência artificial nos negócios prevê grandes mudanças na relação com o consumidor e nos processos de contratação e de produção de serviços nas empresas. Este é o resultado de um estudo realizado por investigadores do Iscte Business School que vai ser apresentado hoje e amanhã na 1ª. edição da conferência “48 Horas de Business Analytics”. O impacto dos dados na saúde, na deteção de fraude ou no turismo serão outros dos temas debatidos.

São muitas as grandes empresas internacionais que já utilizam agentes de Inteligência Artificial – IA materializados em chatbots e robots para as auxiliar a melhorar a interação com os seus clientes e ajudar nos processos de recrutamento, acelerando-os em 90%. Estas são algumas das conclusões sobre a evolução do IA nos negócios publicado no Journal of Business Research, em novembro, por investigadores da Iscte Business School – Sandra Loureiro e João Guerreiro – e da Universidade de Surrey – Iis Tussyadiah.

“As empresas estão à procura de alternativas, através da IA, para responderem ao grande fluxo de candidaturas que recebem online”, afirma João Guerreiro, professor no Iscte e um dos autores do estudo, citado em comunicado. “O recurso a serviços de IA surge com o objetivo de ajudar as chefias na tomada de decisão, ao avaliarem objetivamente as caraterísticas profissionais e pessoais dos candidatos a um emprego e redirecionando-os para as áreas que mais se adequam ao seu perfil” pode ler-se também..

Segundo o estudo, o rendimento dos trabalhadores também está a sofrer alterações e a tornar-se mais produtivo devido à IA. Empresas do setor automóvel já estão a usar peças de engenharia eletromecânica, como exosqueletos, para ajudar os trabalhadores a serem mais rápidos e eficientes em tarefas que exigem uma repetição sucessiva.

“Estes sistemas inteligentes estão a revolucionar a indústria de transformação e a torná-la mais competitiva no mercado global”, afirma um dos autores que acrescenta que “embora haja muitos critérios legais e éticos que ainda precisam de ser alvo de regulação, a IA poderá ajudar as empresas não só a melhorar os seus processos operacionais e de recrutamento, mas também a criar novas formas de comunicação com os seus clientes”.

Segundo João Guerreiro, os consumidores irão adotar num futuro próximo tecnologias de IA como forma de reduzir o tempo que dedicam às tarefas de aquisição de serviços online – por exemplo fazendo pedidos de compras online de forma expedita através de smart devices como a Alexa ou Google Home.  “No entanto, há ainda grandes questões que precisam de ser alvo de uma reflexão sobre o papel que a IA irá ter no mercado de trabalho, nomeadamente no que toca às relações de trabalho Humano-IA e aos desafios que este tipo de agentes podem colocar à sociedade” refere.

48 Horas de Business Analytics no Iscte

As conclusões desta investigação sobre o futuro da IA nos negócios será discutida por João Guerreiro na 1ª. edição da conferência “48 Horas de Business Analytics”, organizada por estudantes da Iscte Business School. A iniciativa irá ser emitida online e pretende mostrar, precisamente, como o crescimento dos dados está a influenciar o tecido empresarial na criação de novas oportunidades de negócio.

“A área de Analytics tem tido um crescimento fulminante e as empresas precisam de se preparar para as potencialidades deste setor de forma a conseguirem diferenciar-se”, sublinha Carolina Ferreira, estudante do mestrado em Business Analytics do Iscte e uma das organizadoras da conferência. “Serão apresentados casos de empresas e organizações que usaram os dados para adaptarem os seus serviços, o que resultou em novas redes de produção” diz.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.