O programa “Filhos da Terra” visa apoiar jovens estudantes de mérito do 12º ano, que tenham como objetivo prosseguir estudos no ensino superior fora da sua área de residência. Esta iniciativa nasceu com o objectivo de promover o desenvolvimento das regiões do interior através do incentivo à fixação de jovens nos seus concelhos de origem.
A U-World em parceria com autarquias e empresas parceiras irá ajudar estudantes de mérito, finalistas do ensino secundário, no próximo ano letivo 2021/2022, a ingressar no primeiro ano do ensino superior, numa instituição pública do Porto.
A bolsa de apoios inclui propinas, alojamento nas residências geridas pelo Grupo e serviço de Tutoria e tem a duração de um ano. No entanto, podem renovar-se até três anos, em caso de cumprimento dos critérios definidos no regulamento.
Um dos grandes intuitos deste projeto é o de sensibilizar e incentivar o estudante beneficiário da Bolsa, a retribuir ao concelho que o apoiou, após a conclusão do seu curso e pode surgir nas mais variadas formas, seja mediante a sua inserção profissional em empresas locais ou através da criação de uma empresa no concelho de origem, por exemplo.
“Acreditamos que o talento está equitativamente distribuído pelo nosso território, no entanto, é nas oportunidades de desenvolvimento de todo esse potencial que verificamos um desequilíbrio efetivo, acompanhado de uma desertificação do interior. Neste sentido, propomos uma abordagem colaborativa e próxima, que impulsione simultaneamente o sucesso do estudante, com um acompanhamento personalizado a nível pessoal e académico, e promova uma participação ativa destes nos concelhos do interior”, refere Inês Caldas Diretora Geral do Grupo U-World em comunicado.
Os alunos vão ser selecionados tendo em conta diversos critérios, como a média de entrada e os cursos a que se candidatam e os critérios de seleção e o regulamento do concurso nacional às Bolsas Filhos da Terra podem ser consultados através do link: https://u-world.pt/filhos_da_terra.
As pré-candidaturas estão abertas até dia 30 de julho com a avaliação e classificação das candidaturas a decorrer entre os dias 22 de agosto e 29 de setembro e os resultados a ser divulgados no dia 30 de setembro.