Por António Vale (texto e fotografias)
O Presidente da República Portuguesa inaugurou esta terça-feira a exposição “D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853” patente na Galeria do Rei D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda.
A organização desta exposição resulta de uma parceria entre o Museu da Presidência da República e o Palácio Nacional da Ajuda, aberta ao público entre 26 de maio e 29 de setembro de 2021, em Lisboa.
O bicentenário do nascimento de D. Maria II foi o mote para a organização desta exposição, que revisita a vida e o reinado da primeira rainha constitucional de Portugal e verdadeira precursora da época contemporânea nacional.
Maria II foi a única monarca europeia nascida fora da Europa, filha do príncipe Pedro, primeiro imperador do Brasil, e da sua mulher, a arquiduquesa Maria Leopoldina.
Maria II sucedeu ao seu pai, Pedro IV (I do Brasil), que dele abdicou por insistência de vários setores da sociedade brasileira. O Brasil tornara-se uma nação independente em 1822 e não queria voltar a sentir-se unido, pela coroa, à antiga potência colonizadora.
Para o efeito, foram reunidas obras de arte, objetos e documentos que evocam a biografia da rainha, desde as suas origens, educação, vida familiar e personalidade, bem como a sua relação com as cortes europeias, o casamento com D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, a sua época e reinado.
Para memória futura, é ainda publicado o respetivo catálogo, obra que reúne textos de especialistas e reproduções de todas as peças e documentos expostos, constituindo-se um relevante contributo para o estudo e compreensão de uma figura ímpar da história de Portugal.