Vocalista dos Måneskin não se drogou no Festival Eurovisão

Data:

O vocalista da banda italiana Måneskin, que venceu no sábado o Festival Eurovisão da Canção, testou negativo para o uso de drogas, anunciou hoje a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que deu “o assunto por encerrado”.

 

“Na sequência de alegações sobre o uso de drogas na ‘Green Room’ da final do Festival Eurovisão da Canção, no sábado, a EBU, a pedido da delegação italiana, levou a cabo uma revisão completa dos factos, incluindo o visionamento de todas as imagens disponíveis. Além disso, o vocalista da banda Måneskin realizou voluntariamente hoje de manhã um teste de despistagem de drogas, cujo resultado foi negativo”, refere a EBU num comunicado hoje divulgado no ‘site’ oficial do concurso.

 

No sábado à noite, após a final do 65.º Festival Eurovisão da Canção, no qual Itália se sagrou vencedora, começou a circular na Internet um vídeo, captado durante a final do concurso, em Roterdão, nos Países Baixos, no qual se vê o vocalista Damiano David a inclinar-se sobre o tampo de uma mesa, na qual parece tocar com o nariz.

 

O comportamento do músico foi assinalado como suspeito e levou a EBU a emitir um comunicado no domingo, no qual dava conta que a banda tinha rejeitado “veementemente as alegações de uso de drogas” e que Damiano David seria submetido a testes quando regressasse a Roma.

 

No comunicado hoje divulgado, a EBU sublinha que “não houve uso de drogas na ‘Green Room’” e que considera “o assunto encerrado”.

 

“Preocupa-nos que especulações incorretas que levaram a notícias falsas tenham ofuscado o espírito e o resultado do concurso, e tenham injustamente afetado a banda. Queremos congratular mais uma vez os Måneskin e desejar-lhes muito sucesso. Estamos ansiosos por trabalhar com o nosso membro Rai [cadeia de televisão italiana] na produção de um espetacular Festival Eurovisão da Canção em Itália no próximo ano”, lê-se no comunicado.

 

No sábado, questionado sobre o incidente na conferência de imprensa do vencedor, Damiano David explicou que se inclinou sobre a mesa porque o guitarrista da banda, Rhomas Raggi, tinha acabado de partir um vidro.

 

“Não uso drogas, por favor. Não digam isso, a sério. Nada de cocaína. Por favor, não digam isso”, afirmou na altura o músico.

 

Itália venceu o Festival Eurovisão da Canção, algo que não acontecia desde 1990, com o tema “Zitti e buoni”, interpretado pelos Måneskin.

 

Num ano em que o Reino Unido foi o único país que terminou com zero pontos, Portugal, representado pelos The Black Mamba, com o tema “Love is on my side”, conquistou 153 pontos, o que lhe valeu um 12.º lugar.

 

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão decidiu adiá-la um ano, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, por causa da pandemia da covid-19.

 

Este ano entraram 39 países em competição, mas à final chegaram 26, dos quais 20 foram apurados em duas semifinais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.