Morreu García Carneiro, governador lusodescendente do estado venezuelano de La Guaira

Data:

O governador do estado venezuelano de La Guaira, o lusodescendente Jorge Luís García Carneiro, morreu este sábado, aos 69 anos, anunciou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez.

“Lamentamos informar que partiu o nosso governador de La Guaira, o General Chefe García Carneiro! Soldado patriota, leal, valente, um dos imprescindíveis!”, escreveu Delcy Rodríguez na sua conta da rede social Twitter, sem precisar a causa da morte.

A vice-presidente da Venezuela expressou condolências à família de García Carneiro e “ao povo ‘guaireño’” (de La Guaira), sublinhando que “a Venezuela perde um filho ilustre”.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou também o Twitter homenagear García Carneiro.

“Que dor ter de dizer adeus a um amigo, um irmão em vida (…) um revolucionário, trabalhador incansável pelo seu estado de La Guaira e leal à Pátria”, escreveu.

Segundo a imprensa local, o governador terá falecido de um problema cardíaco.

Descendente de portugueses, Jorge Luís García Carneiro era governador do Estado venezuelano de La Guaira (anterior estado de Vargas) desde 2008.

Formado em Ciências e Artes Militares, tinha um mestrado em Segurança e Defesa nacional e chegou a dirigir a Academia Militar da Venezuela.

Foi chefe da Casa Militar do ex-Presidente Hugo Chavez – que dirigiu a Venezuela entre 1999 e 2013 -, e em abril de 2012 integrou o grupo de oficiais que intervieram a favor de Chávez durante os eventos que afastaram, durante três dias, o líder socialista do poder.

Era militante do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder) e foi comandante-geral do Exército e ministro da Defesa de Hugo Chávez.

Em maio de 2013, García Carneiro destacou a participação de empresas portuguesas em diversas obras de infraestruturas no estado de que era governador e mostrou-se aberto a mais investimentos portugueses.

“Esperamos toda a comunidade portuguesa neste estado com os braços abertos e quero dizer-lhes que todos os dias nos comprometemos mais com todos os nossos compatriotas”, disse então à agência Lusa.

Em 2013, acusou os EUA de atacar o Governo de Caracas com quatro “guerras”: económica, política, psicológica e mediática.

Em fevereiro de 2019, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou quatro governadores venezuelanos, entre eles García Carneiro, a quem acusou de “corrupção endémica” e de “bloquear a entrega de ajuda humanitária, agravando assim o curso da crise humanitária” no país.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.