Criado regime excecional no aeroporto do Porto para saída de adeptos após final

Data:

O Governo criou um regime excecional que permite movimentos aéreos no aeroporto do Porto entre as 00:00 e 06:00 do dia 30, para facilitar a saída dos adeptos após a final da Liga dos Campeões no estádio do Dragão.

De acordo com uma portaria publicada, em suplemento, do Diário da República de sexta-feira, o objetivo é “aumentar a oferta de voos e o regresso dos adeptos o mais rapidamente possível, evitando a sua permanência por períodos prolongados junto ao estádio ou mesmo no aeroporto, em situações que, não raras vezes, são propícias à ocorrência de conflitos ou distúrbios que afetam a ordem pública”.

Uma situação que, acrescenta, “na situação atual [de pandemia] teria potencialmente impactos negativos advenientes de potenciais contactos de maior proximidade entre adeptos”.

“Tendo a UEFA autorizado a presença de um total de 12 mil adeptos no referido evento, constituindo o transporte aéreo o meio de transporte privilegiado pelos mesmos, importa proceder à derrogação, excecional e temporária, das restrições operacionais constantes da Portaria n.º 831/2007, de 01 de agosto, que foi pensada para situações de tráfego aéreo normal e que não permite acomodar os movimentos aéreos esperados para o evento em apreço”, explica.

Adicionalmente, refere, “razões de saúde pública associadas […] aconselham a que se proceda, com a maior celeridade possível, ao encaminhamento dos adeptos para os seus destinos de origem, após o final do jogo”.

Nos termos da portaria, o “regime excecional e temporário” relativo à circulação de aeronaves no Aeroporto Francisco Sá Carneiro “abrange apenas os voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à final da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League 2021)”, no período compreendido entre as 00:00 e as 06:00 do próximo dia 30.

Para o efeito, precisa, “os pedidos de faixas horárias relativos aos movimentos aéreos […] devem incluir a referência ao transporte de passageiros” para aquele evento.

Segundo salienta o executivo, a realização no estádio do Dragão da final da Liga dos Campeões “é um evento importante relativamente ao qual o Governo português expressou o seu apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na cidade do Porto e na imagem do País”.

Assinada pela secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, a portaria entrou este sábado em vigor.

A final, que se disputa no dia 29 de maio, vai juntar as equipas inglesas do Manchester City e do Chelsea.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.