A Supertaça Cândido Oliveira, que tradicionalmente marca o arranque das épocas futebolísticas, será disputada entre 30 de julho e 1 de agosto, enquanto a final da Taça de Portugal de 2021/22 vai ser jogada em 22 de maio.
De acordo com o calendário oficial das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), hoje divulgado, este troféu vai ser disputado dias antes dos jogos da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, previstos para 3 e 4 de agosto.
A Supertaça vai opor o campeão Sporting ao vencedor da 81.ª edição da Taça de Portugal, cuja final vai opor Benfica, que pode vir a jogar o acesso à fase de grupos da ‘Champions’ se se mantiver no terceiro lugar da I Liga, ao Sporting de Braga, em Coimbra, no próximo dia 23 de maio.
Já a final da Taça de 2021/22 ficou hoje marcada para 22 de maio de 2022, depois de sete eliminatórias, sendo que a primeiras com clubes da II Liga [a segunda] foi marcada para 26 de setembro e a estreia dos emblemas da I Liga [na terceira] ficou agendada para 17 de outubro. As duas mãos das meias-finais da prova ‘rainha’ ficaram marcadas para 01 a 03 de março e 19 e 21 de abril.
O primeiro clube nacional a competir na próxima época vai ser o sexto classificado da I Liga, na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, em 22 e 29 de julho, à qual se segue a terceira ronda, em 05 e 12 de agosto.
O Paços de Ferreira, com o quinto lugar da I Liga assegurado, vai voltar a jogar nas competições europeias em 19 e 26 de agosto, no ‘play-off’ da nova prova da UEFA, enquanto Sporting e FC Porto ou Benfica vão entrar diretamente na fase de grupos da ‘Champions’, que arranca em 14 e 15 de setembro, e o Sporting de Braga na mesma fase da Liga Europa, em 16 de setembro.
A próxima temporada marca ainda o arranque da Liga 3, o novo terceiro escalão nacional, que tem a primeira jornada prevista para 15 de agosto, enquanto o Campeonato de Portugal, vai ter início 15 dias depois, em 29 de agosto.
A primeira fase da Liga 3 vai prolongar-se até 06 de março, seguindo-se as fases de subida e de manutenção entre 20 de março e 01 de maio e os ‘play-offs, nos restantes fins de semana de maio.
O agora quarto escalão vai seguir para a fase decisiva depois da última jornada da primeira fase, em 18 de março, também com as fases de subida e permanência, entre 20 de março e 29 de maio, tendo a final agendada para 05 de junho.
A Liga Revelação começa em 01 de agosto, tendo a segunda fase marcada para entre 05 de fevereiro e 16 de abril, antecedendo a Taça Revelação, também para o escalão sub-23, entre 24 de abril e 15 de maio.
O organismo federativo ressalva que o calendário poderá sofrer ajustes, devido a alterações impostas por UEFA ou FIFA e no caso de circunstâncias excecionais que ditem uma eventual paragem da competição.
Fotografia António Vale