• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 28 Janeiro, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

28 Janeiro, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Pelo Mundo

Portugueses desesperam com atrasos nos consulados

11 Maio, 2021 Pelo Mundo
Facebook Twitter E-mail
Portugueses desesperam com atrasos nos consulados

A covid-19 aumentou os atrasos crónicos nos consulados portugueses na Europa, levando alguns emigrantes a esperar por uma ida a Portugal para tratar desses assuntos e até a colocarem a hipótese de optarem pela nacionalidade do país onde vivem.

Não sendo uma realidade exclusiva do continente europeu, esta demora nos consulados europeus tem levado ao desespero muitos emigrantes, principalmente os que têm negócios dependentes de determinados documentos, como na área do imobiliário.

O Reino Unido é um bom exemplo de como as coisas correm mal, segundo disse à agência Lusa o presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa, Pedro Rupio.

Residente e conselheiro na Bélgica, onde viviam 37.376 portugueses em 2019, Pedro Rupio diz ter recebido várias reclamações de portugueses que estão com dificuldades em registar os filhos, com procedimentos relacionados com o cartão do cidadão e ainda com documentos para poder viajar.

Este conselheiro sublinha a importância das ferramentas digitais que estão hoje ao dispor destes cidadãos e que evita deslocações e tempos maiores de espera, mas lamenta a falta de informação.

Ressalva, contudo, que o digital não substitui a pessoa e refere que, “apesar de existirem cada vez mais ferramentas digitais, continua a ser mais vantajoso ir a Portugal resolver questões administrativas, o que tem um custo, como a deslocação, dias de férias, etc.”.

Uma situação que, segundo disse, já existia antes da pandemia e que a covid-19 agravou.

Pedro Rupio alerta para os desabafos cada vez mais frequentes de portugueses que dizem estar a ponderar optar pela nacionalidade do país que os acolhe e onde este tipo de serviços é significativamente mais célere.

No Reino Unido, onde em 2019 viviam 165.000 portugueses, o conselheiro António Cunha tem recebido tantas queixas de portugueses descontentes com o serviço dos consulados que se questiona: “O que é o Consulado de Portugal?”.

À Lusa, contou que nos tempos que correm, renovar o cartão do cidadão ou o passaporte é uma verdadeira aventura, para a qual é preciso “muito tempo”.

E às dificuldades na obtenção de um cartão do cidadão, por exemplo, acrescem os problemas para quem o solicitou em Portugal e que, entretanto, perdeu os códigos para a sua renovação.

Sobre as respostas online, em que a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas tem insistido, António Cunha deixa um recado: “Há pessoas que estão neste país há 50 anos, alguns acamados, e que nunca mexeram num computador. O digital não é uma solução para todos, mas é uma boa propaganda”.

No Luxemburgo, estes atrasos não são novidade e contrastam bem com a rapidez dos serviços públicos nesse país que, além do mais, nada cobram por os prestar.

Rogério Oliveira, conselheiro de Portugal no Grão-Ducado, que em 2018 tinha 72.821 portugueses, disse à Lusa que “o que muda são as desculpas e os políticos”, mas as dificuldades são sempre as mesmas, agora piores devido à pandemia que encerrou fisicamente os serviços, atrasando as marcações.

“Em décadas estes serviços nunca funcionaram como devia ser, principalmente em comparação com serviços da função pública luxemburguesa, que tratam de tudo muito depressa e não cobram por isso”, adiantou.

E acrescentou: “No Luxemburgo estes serviços são gratuitos e em Portugal paga-se tudo e mais alguma coisa, há filas e por causa disso muitas pessoas deixam de fazer negócios”.

O conselheiro referiu que, quando um documento se aproxima do fim de validade, “a angústia começa a crescer” e dá conta de “nervos e discussões nas instalações consulares, com utentes e funcionários a perder a paciência”.

“Os portugueses amam Portugal. Eu adoro Portugal, mas temos serviços aquém do desejável”, disse Rogério Oliveira que, embora não concorde, entende que alguns portugueses, exasperados com as esperas, comecem a dizer que vão deixar de serem portugueses.

Na Suíça, onde residiam 214.087 portugueses, em 2019, o conselheiro Domingos Pereira refere que, desde o início da pandemia de covid-19, têm acontecido momentos de grande constrangimento em alguns postos consulares, principalmente em Genebra e Sion.

Esta situação levou já à elaboração de uma petição pública “pelo bom funcionamento do escritório consular em Sion, Suíça”. Os signatários queixam-se de “dificuldades em contactar os serviços consulares portugueses para realização de atos de registo civil, como o registo de recém-nascidos, a obtenção de documentos como certidões ou a revalidação de documentos como o passaporte, o cartão de cidadão, etc”.

Domingos Pereira acredita que o que mais exaspera e revolta a comunidade portuguesa é “a falta de comunicação”.

“O sistema de marcações é difícil, seja por telefone ou por email”, disse, acrescentando: “Muitas destas situações resolviam-se facilmente quando estes portugueses aproveitavam as deslocações a Portugal, mas devido às limitações de circulação devido à covid-19 tornou-se tudo mais difícil”.

Para este conselheiro, “infelizmente a tutela lança sistemas por via digital, que são sempre válidos, mas esquece-se que grande parte da comunidade emigrante ainda não está familiarizada com estas novas tecnologias”.

Em França, o conselheiro João Veloso Ferreira disse à Lusa que as dificuldades são “cada vez maiores”, embora sempre tenham existido.

Por um lado, disse, os portugueses – 603.600 em 2019 – são muitos para a resposta que existe e esta tem vindo a diminuir.

O registo de nascimentos, o cartão do cidadão e papeis importantes para fazer negócios – como a compra de imóveis em Portugal – são os procedimentos mais solicitados pela comunidade e também os que registam maiores dificuldades.

“Podíamos estar melhor”, desabafou.

O conselheiro português na Alemanha, onde viviam 114.821 portugueses em 2020, Alfredo Stoffel também aponta o agravamento dos atrasos nos últimos meses e sobretudo desde o início da pandemia.

“Os processos arrastam-se no consulado em Hamburgo”, disse, referindo esperas de meses para procedimentos como a obtenção de um cartão do cidadão.

As queixas vão ainda para a falta de atendimento dos telefonemas e de resposta aos emails.

“Os funcionários não têm culpa, pois o sistema em si já é obsoleto”, disse, acrescentando: “O Estado português não se cobre de glória com uma situação destas. Não nos podemos esquecer que não temos uma Loja do Cidadão perto de nós”.

Sobre a alternativa digital, alerta para “aqueles – e são muitos – que não têm conhecimento para usar estes sistemas”.

  • Tags
  • bélgica
  • consulados
  • Covid-19
  • Reino Unido
  • Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas
Notícias Recomendadas
27.916 infeções, mais 72 internamentos e 49 mortes
Atualidade

27.916 infeções, mais 72 internamentos e 49 mortes

31 Janeiro, 2022
Madeira termina com testagem massiva e desativa centros nos aeroportos
Atualidade

Madeira termina com testagem massiva e desativa centros nos aeroportos

31 Janeiro, 2022
Portugal quarto do mundo e terceiro da UE com mais novos contágios diários
Atualidade

Portugal quarto do mundo e terceiro da UE com mais novos contágios diários

31 Janeiro, 2022
Portugueses imunizados após atual vaga e doença será como a gripe
Atualidade

Portugueses imunizados após atual vaga e doença será como a gripe

29 Janeiro, 2022
Mais 59.194 casos, 39 mortes e menos internamentos
Atualidade

Mais 59.194 casos, 39 mortes e menos internamentos

29 Janeiro, 2022
Mais 63.833 casos, 44 mortes e aumento nos internamentos
Atualidade

Mais 63.833 casos, 44 mortes e aumento nos internamentos

28 Janeiro, 2022
Açores com 1.566 novos casos e um óbito nas últimas 24 horas
Atualidade

Açores com 1.566 novos casos e um óbito nas últimas 24 horas

28 Janeiro, 2022
Centro Europeu pede reforço de vacinação para evitar 500 mil internamentos
Atualidade

Centro Europeu pede reforço de vacinação para evitar 500 mil internamentos

27 Janeiro, 2022
Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro
Atualidade

Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

27 Janeiro, 2022
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 172
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202228
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202228
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202224
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202225
Faça já a sua encomenda
  • da colecção temática Mundo Português, tema Alentejo. Caneca Alentejo, Portugal €12.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições