Ordem estima que cerca de 2.000 enfermeiros podem ser dispensados

Data:

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros estimou hoje que haja entre 1.800 e 2.000 enfermeiros que foram contratados para dar à resposta à pandemia de covid-19 e que poderão ser dispensados.

“O que os enfermeiros sentem é que são descartáveis. Foi muito bonito o momento das palmas à janela e o primeiro-ministro dizer que a Champions [Liga dos Campeões] era um prémio, mas dispensamos isso. Queremos ser valorizados e reconhecidos pelo nosso trabalho, porque vamos ser muito precisos para todas aquelas pessoas a quem não conseguimos chegar durante a pandemia”, afirmou Ana Rita Cavaco, que falava aos jornalistas no final de uma visita a um centro de vacinação em Coimbra.

Segundo a bastonária, só no norte a Ordem contabilizou cerca de 700 enfermeiros que foram contratos para apoiar no combate à pandemia e que estão em risco de sair, estimando que haja entre 1.800 e 2.000 no todo nacional.

“Estamos a falar de milhares de enfermeiros no total nacional. O que se está a passar em Leiria [sindicato fala de vários enfermeiros que vão ser dispensados], está a passar-se em Faro e já se passou noutros hospitais, do norte ao sul, e só não se passou nas ilhas e esperemos que não, aliás, quando estivemos na Madeira, a intenção do Governo é ficar com todos eles porque vão precisar para a retoma e era aquilo que devíamos fazer aqui”, frisou.

Ana Rita Cavaco recordou que mais de 1.200 enfermeiros emigraram durante a pandemia.

“Havia algumas coisas que o Governo podia ter feito para fixar enfermeiros em vez de lhes oferecer contratos de quatro meses e agora estão a mandá-los embora dos hospitais, com milhares de cirurgias que é preciso de recuperar”, notou.

Para a responsável, os enfermeiros já estavam em sobrecarga e o país acabou por entrar na pandemia “coxo, de muletas”.

A bastonária realçou que a organização da vacinação que está entregue aos enfermeiros “é fantástica”, referindo que os problemas encontrados são pontuais e têm “mais a ver com os registos informáticos, com o agendamento do portal” e com a comunicação entre “os vários sistemas informáticos”.

“De resto, as coisas têm corrido muito bem e a aceitação das pessoas à vacina da AstraZeneca tem sido muito boa”, constatou.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 839.740 casos confirmados e 16.993 óbitos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.