Município de Almeida adapta antiga escola de Vilar Formoso a incubadora de empresas

Data:

O município de Almeida está a requalificar o edifício da antiga escola de Vilar Formoso para incubadora de empresas e espaço de ‘coworking’ para servir empresários e quem esteja de passagem pela região.

O presidente da Câmara de Almeida, António José Machado, disse hoje à agência Lusa que a adaptação do antigo edifício escolar às novas funções representa um investimento da ordem dos 200 mil euros.

Segundo António José Machado, o projeto que está integrado nos investimentos realizados no âmbito da Área de Reabilitação Urbana da Zona Comercial de Vilar Formoso “era inicialmente de incubadora de empresas, mas foi transformado para espaços de ‘coworking’, para que possa ser utilizado por nómadas”, por pessoas que estão nas cidades e se desloquem para o interior, para que possam ter sítios para trabalhar.

Para além da vertente ‘coworking’, no edifício haverá “incubação de empresas” e “ligação” com o futuro Espaço Empresa, que será implementado pela autarquia de Almeida em parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e com o Governo.

O edifício “vai ter espaços comuns e alguns desses espaços têm pequenas divisões que permitem ter um pequeno escritório para algumas funções poderem ser realizadas de uma forma mais individualizada”, disse o presidente do município de Almeida, no distrito da Guarda.

“Podem estar [a funcionar] cinco gabinetes completamente individualizados e três salas podem ser de utilização comum”, explicou.

O responsável acrescentou que as pessoas “que venham de férias para o território têm um espaço” na vila fronteiriça de Vilar Formoso “que podem utilizar para trabalhar”.

“A obra tem o seu planeamento para ficar pronta no final do ano”, disse.

O edifício da antiga escola do 1.º ciclo do ensino básico de Vilar Formoso está localizado na rua do Comércio, uma das áreas que está a ser intervencionada no âmbito do projeto da Área de Reabilitação Urbana da Zona Comercial.

A intervenção total envolve um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e contempla obras “em toda a rua do Comércio, Largo da Estação e ligação à fronteira”, segundo o autarca.

A obra tem como objetivos, entre outros, a revitalização de Vilar Formoso nas suas atividades tradicionais de comércio e mercado e a melhoria do ambiente urbano, “com especial relevo para a mobilidade urbana do peão e criação de espaço público de qualidade”, segundo a autarquia de Almeida.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.