“As previsões são muito animadoras e com muitas ondas a caminho”

Data:

O circuito mundial de surf regressa na terça-feira à Europa, com o Pro Santa Cruz, na praia do Mirante, competição hoje apresentada e para a qual “as previsões são muito animadoras e com muitas ondas a caminho”.

“Em termos de ondas, Santa Cruz é do melhor que há, isso é muito bom para a organização e é, quase sempre, uma certeza de que a prova vai acontecer dentro do esperado”, disse hoje Francisco Spínola, diretor-geral para a Europa da Liga Mundial de Surf (WSL), admitindo ser um “orgulho” que o regresso à competição aconteça em Portugal, após mais de um ano de paragem devido à pandemia de covid-19.

Francisco Spínola referiu que “Portugal é claramente o principal país de eventos de surf na Europa, com provas em todas as categorias”, acrescentando: “Não podíamos começar melhor, do que aqui na praia do Mirante.”

O responsável lembrou que Santa Cruz e a Costa da Caparica vão acolher durante o mês de maio provas do circuito de qualificação, da categoria 3.000, importantes para o apuramento dos surfistas para o ‘challenger series’, que dá acesso ao circuito principal.

O tetracampeão português de surf Vasco Ribeiro, presente na apresentação da prova, que decorre entre terça-feira e domingo, manifestou-se “muito feliz” com o regresso à competição internacional e referiu que “Santa Cruz é o sítio ideal para começar”.

Afonso Antunes, de 17 anos, afirmou o que o Pro Santa Cruz, “é o tipo de provas para a qual todos se preparam” e garantiu “sentir-se em casa, em Santa Cruz”.

“Costumo surfar aqui todos os dias. Em Santa Cruz, a onda tem poucos segredos, quem estiver no sítio certo, à hora certa, é quem vai ganhar”, disse.

A presidente da câmara municipal de Torres Vedras, Laura Antunes, considerou o evento “extraordinariamente importante para Santa Cruz e para o concelho, em várias vertentes”.

“O Pro Santa Cruz mostra a preocupação do concelho com os desportos de ondas, sendo importante para várias àreas, entre as quais o turismo”, disse a autarca, referindo o trabalho que está a ser feito a nível local para a “democratização do surf, tornando-o uma modalidade acessível a todos”.

A apresentação da prova, que contará também com a presença dos internacionais Joan Duru (França), Ramzi Boukian (Marrocos) e Kauli Vaast (Taiti/França), ficou marcada por uma homenagem a Carlos Bernardes, antigo presidente da autarquia, que morreu na semana passada, que foi descrito como o principal impulsionador da criação do evento.

“Este evento foi trazido para Santa Cruz pelo presidente Carlos Bernardes, orgulhamo-nos da visão que teve, que esta prova lhe seja dedicada”, pediu a autarca.

O Estrela Galicia Pro Santa Cruz, prova de qualificação masculina de 3.000 pontos, vai decorrer entre 11 e 16 de maio, e o Estrela Galicia Caparica Surf Fest, que conta com uma prova de qualificação masculina de 3.000 pontos e uma prova de qualificação feminina de 1.000 pontos, está agendado para entre 18 e 23 de maio.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.