Língua portuguesa cresce como alternativa de aprendizagem na Venezuela

Data:

A língua portuguesa está a crescer como alternativa de aprendizagem no sistema curricular da Venezuela, considerou, na quarta-feira, o coordenador do ensino de português no país, Rainer Sousa.

A “Venezuela quer falar português” por isso “é prioridade formar um corpo docente para responder a procura” que “vai continuar a crescer nos próximos anos”, afirmou, na quarta-feira, por ocasião das celebrações locais do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que incluíram um concerto de “Fados e Bossa Nova” com a cantora luso-venezuelana Iliana Gonçalves.

“O interesse por este idioma tem vindo a impor-se como uma alternativa de aprendizagem de outra língua estrangeira. A Coordenação tem trabalhado, nos últimos dois anos, para que este interesse possa vir a crescer ainda mais e para que a comunidade educativa veja as vantagens de aprender um idioma que é próximo do castelhano e que oferece múltiplas oportunidades no mundo globalizado”, explicou.

Por outro lado, o responsável precisou que a pandemia da covid-19 no país “não tem sido impedimento para avançar no ensino e na difusão do português no território venezuelano”, apesar dos vários desafios a serem ultrapassados com “formações à distância com especialistas de ensino virtual”.

“A pandemia tem levado os professores, associações lusas e outras instituições a criar as suas plataformas, com os seus próprios conteúdos, na difusão do idioma na Venezuela. É o caso da Fundação Camões de Valencia, em Carabobo, que criou a sua própria página web, e de outras mais que, através de recursos da internet avançam com as aulas”, explicou o professor.

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa na Venezuela estão revestidas “de profunda relevância, por o português e o espanhol serem línguas irmãs e próximas”, disse.

“No território venezuelano, há uma vasta comunidade portuguesa que data dos tempos da colónia e que deixou uma profunda marca na cultura do país” e “também porque a Venezuela partilha fronteira com o Brasil, o maior país lusófono do mundo”, acrescentou.

O embaixador de Portugal em Caracas, Carlos de Sousa Amaro, lembrou que “o português é um idioma com muitos passaportes (…) falada por mais de 265 milhões de pessoas, sendo o idioma mais usado no hemisfério sul”.

Atualmente, “O português é a quarta língua mais falada no mundo, e também é língua oficial de 33 organizações internacionais, entres as quais se encontram a União Europeia, a União Africana, a OEA, o Mercosul”, disse.

O diplomata precisou que o idioma português é também “ensinado em muitos países do mundo”, presente em “cinco continentes” e é considerado uma “língua pluricêntrica, isto é, não tem uma norma única e falada numa ampla zona geográfica”.

“É idioma oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste e Portugal (…) existem importantes comunidades lusófonas no mundo como Macau na China, e Goa, Damão e Diu na Índia, ainda em Baticola na costa do Sri Lanka, na ilha indonésia de Flores, em Malaca na atual Malásia e no Principado do Luxemburgo”, acrescentou.

Sousa Amaro frisou que o português “é considerado como o idioma da primeira globalização da era moderna, partícipe de um grande encontro de culturas e civilizações, convertendo-se na língua da recém-criada economia mundial e do fluxo bidirecional de ideias, filosofia e de produtos culturais”.

“O português deixou a sua marca, direta e indireta, em numerosas outras línguas de todo o mundo e também recebeu a influência de muitas delas, trazendo consigo novas palavras, concretamente as europeias”, disse.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.