A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, destacou hoje a aposta no ensino do português no estrangeiro, iniciativa que este ano está presente em 18 países, envolvendo 978 professores.
Numa mensagem vídeo projetada em Guimarães, cidade que acolhe as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a governante sublinhou ainda que o ensino do português no estrangeiro abrange 1.445 escolas e 66 mil alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário.
“Outrora, a relação com a língua portuguesa constituía, por vezes, na história da emigração portuguesa, algo que os portugueses e os lusodescendentes procuravam esconder, temendo que a sua associação a Portugal os prejudicasse na sua integração nos países de acolhimento ou na aprendizagem da língua desses países. Felizmente, essa não é hoje a realidade que conhecemos”, afirmou Berta Nunes, para vincar “a dimensão” atual do ensino do português no estrangeiro.
Apontando a língua como “uma das ligações mais importantes da diáspora com Portugal”, a secretária de Estado enfatizou o facto de o português já ser falado por 260 milhões de pessoas, número que ainda este século poderá atingir os 500 milhões.
Também através uma mensagem vídeo, o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, sublinhou a importância da contínua difusão do português além das fronteiras da organização.
Como prioridades, Ribeiro Telles elencou o ensino do português como língua estrangeira, a integração do português nos curricula oficiais de outros países e a adoção do português como língua oficial e de trabalho em cada vez mais organizações internacionais, especialmente no âmbito das Nações Unidas.
“São objetivos de concretização gradual e exigente, que obrigam a consideráveis esforços conjuntos, desde logo diplomáticos e financeiros”, admitiu.
Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) proclamou 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas em cinco continentes e, segundo estimativas das Nações Unidas, esse número irá crescer para quase 400 milhões em 2050 e para mais de 500 milhões em 2100.
Atualmente, o português é a quinta língua mais falada no planeta e a primeira no hemisfério sul, sendo ainda a terceira língua europeia mais usada a nível global.