Homenagem a José Saramago na Feira do Livro do Funchal

Data:

O comissário para o centenário de José Saramago, Carlos Reis, e a viúva do escritor, Pilar del Rio, vão estar na Feira do Livro do Funchal, agendada para novembro e dedicada ao Nobel português.

“Estamos a programar uma Feira do Livro em torno deste escritor”, disse Miguel Gouveia, indicando que o evento vai decorrer entre 12 e 21 de novembro, período que abarca a data do nascimento de José Saramago, 16 de novembro.

A filha do escritor, Violante Saramago Matos, será a curadora da feira e vai participar no debate com Pilar del Rio e Carlos Reis, responsável pelas comemorações do centenário, que se assinala em 2022.

José Saramago (1922 – 2010) foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998 e também recebeu o Prémio Camões, em 1995, o mais importante atribuído a escritores de língua portuguesa.

“Temos todos os motivos para estar confiantes que teremos uma feira do livro excecional”, afirmou Miguel Gouveia, numa cerimónia na Câmara Municipal do Funchal, em que Violante Saramago Matos entregou ao município um exemplar de cada obra do pai, editada pela Porto Editora.

O “Ensaio sobre a Cegueira” e “A Caverna” foram os livros escolhidos para simbolizar a doação, porque, conforme realçou, continuam a traduzir o estado atual do mundo.

A curadora da Feira do Livro do Funchal disse, por outro lado, que assume a função com o “sentimento de uma enorme responsabilidade”, considerando que a tarefa lhe vai “exigir muito” em termos emocionais.

“Não se trata de um escritor qualquer, não se trata só de um prémio Nobel, mas trata-se do meu pai”, disse. E reforçou: “Provavelmente vou chorar muito, algures pelo caminho.”

A Câmara Municipal do Funchal prevê investir 80 mil euros na organização da Feira do Livro, que este ano regressa aos moldes tradicionais, na Avenida Arriaga, no centro da cidade, com o Teatro Municipal Baltazar Dias a servir de palco para eventos paralelos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.