Autorizada Unidade de Cuidados Intensivos para Centro Hospitalar do Oeste

Data:

A Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Medicina Intensiva “está a trabalhar” na criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Durante uma visita ao hospital de Caldas da Rainha, Lacerda Sales anunciou que a Unidade de Cuidados Intensivos, “uma reivindicação muito antiga do CHO”, “vai ser concretizada”, estando a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Medicina Intensiva “a trabalhar intensamente no seu planeamento”.

O secretário de Estado da Saúde admitiu que a UCI “foi uma das muitas necessidades que a pandemia evidenciou”.

Sem se comprometer com datas para a sua concretização, o governante adiantou que a Unidade de Cuidados Intensivos vai estar dotada de 12 camas e vai ficar dispersa pelos hospitais de Caldas da Rainha e de Torres Vedras.

“Responderá às necessidades de cerca de 300 mil pessoas e irá aliviar a área de Lisboa, para onde os doentes eram transferidos”, frisou.

Durante a visita, a Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste entregou uma carta ao secretário de Estado da Saúde a lembrar que espera há um ano ser recebida pela ministra da Saúde e a dar conta de várias preocupações, como a “instalação urgente de uma UCI”, a necessidade de investimentos nos atuais hospitais e a aceleração da construção “urgente” do novo hospital.

Na missiva, a comissão sublinha ainda a necessidade de reverter os serviços para os existentes antes da reorganização em 2013, para que “cada hospital esteja munido de todas as valências”, e de adquirir mais equipamentos e substituir outros obsoletos.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. Estes concelhos dividem-se entre os distritos de Lisboa e Leiria.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.