Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura propõe 26 roteiros imersivos

Data:

A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura propõe em maio 26 roteiros imersivos, nos 26 concelhos que integram a Rede Cultura 2027, disse hoje à agência Lusa o coordenador desta rede, Paulo Lameiro.

“Há muito de intimismo e único nestes roteiros. Não são roteiros normais, são oportunidades únicas, para um máximo de 10 participantes em cada roteiro, de ir a sítios, ouvir pessoas, estar perto de atores deste território”, explicou Paulo Lameiro.

O coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027 adiantou que os roteiros vão dar a possibilidade aos participantes de “contactarem com a gastronomia mais característica deste território, de ir a sítios onde nunca poderiam ir numa visita individual ou em roteiros normais, e conhecer pessoas que não estão acessíveis no dia-a-dia das atividades”.

Paulo Lameiro destacou que “a primeira necessidade de qualquer projeto é a de que as pessoas se encontrem, a segunda é a de que não se encontrem apenas nos territórios que conhecem, mas ousem sair dos seus territórios”.

“Num processo de construção do território, pareceu-nos fundamental que a cultura fosse experienciada, não por quem já habita cada um dos 26 municípios, mas que seja convidado a frequentar e a fazer cultura num que não seja o seu”, prosseguiu o coordenador.

Desafiando as pessoas a experienciar e a conhecer o que acontece no município ao lado, Paulo Lameiro realçou: “Os roteiros são muito para nos empaparmos, embebermos, experienciarmos o território”.

Esta iniciativa esteve prevista decorrer num único dia integrada no congresso “O futuro da nossa cidade”, que se realizou em outubro de 2020.

“Não pudemos fazê-lo devido à pandemia, mas as pessoas ficaram tão curiosas com a programação que têm perguntado. A nossa insistência em fazer os roteiros agora, ainda que possa haver alterações pontuais, é porque achamos que era vital para desconfinar que o fizéssemos desta forma”, referiu.

Entre as propostas incluem-se um “Roteiro sentimental” em Leiria, que, entre outras atividades, contempla a visita ao Abrigo do Lagar Velho, onde foi descoberto o “Menino do Lapedo” (esqueleto com cerca de 29 mil anos), um passeio pelo Centro Histórico de Leiria, “com apontamentos sobre a Judiaria e sobre o Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós”, e a visita musical ao órgão da Sé Catedral de Leiria, pelo organista titular, João Santos.

Em Torres Vedras, distrito de Lisboa, o programa denomina-se “O Forte depois do Bife Wellington” e inclui, por exemplo, a visita ao Forte de S. Vicente e Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, e a uma adega, além de um prato oitocentista ao almoço.

Já em Torres Novas (Santarém), o roteiro imersivo passa por “comentar o Castelo, o Museu e a Misericórdia, comer (n)o Papa-Figos e atravessar o Paço, o Peixe, Santiago e os Anjos serão os pontos cardeais desta viagem com começo e sempre sem fim”.

Em Peniche (Leiria), há uma “Caldeirada com vista para a Fortaleza”, com o roteiro a não dispensar a visita à lota para escolher o peixe. “[Este] alimentará a bela caldeirada de autor antes de recordarmos como só a resistência nos deu Liberdade”, anuncia o roteiro.

Numa nota de imprensa, a Rede Cultura 2027 adianta que “cada um dos 26 roteiros é um convite para experimentar um momento único, nos dias 08, 15, 22, 23 e 29 de maio.

“Estes roteiros imersivos são oferecidos pelos municípios em que se realizam e foram desenhados para nos mostrarem o melhor de cada um deles, com visitas pelo património histórico e natural, degustações de iguarias gastronómicas e momentos performativos exclusivos”, refere.

As vagas são limitadas a 10 pessoas por roteiro e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas em https://www.redecultura2027.pt/pt/roteiros-imersivos/.

A Rede Cultura 2027, tendo Leiria como ponto de partida, convoca 25 outros concelhos, atravessando três comunidades intermunicipais: Leiria, Oeste e Médio Tejo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.