Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Ondjaki no Festival Livros a Oeste em maio

Data:

Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Ondjaki estão entre os 40 escritores convidados do festival Livros a Oeste, que acontece entre 11 e 15 de maio na Lourinhã, com grande parte do programa a decorrer ‘online’ devido à pandemia.

Interrompido em 2020 devido à pandemia de covid-19, o festival literário regressa este ano sob o tema “Quantas histórias cabem numa história”, ainda que a maioria dos eventos da programação ocorra em formato digital, sendo difundidos através da página da rede social Facebook e do canal do Youtube do município da Lourinhã.

No primeiro dia, Gonçalo M. Tavares e Patrícia Portela vão falar dos seus livros, respetivamente “Breves Notas sobre o Medo” e “Hífen”.

No mesmo dia, Patrícia Portela, Ricardo Fonseca Mota e Pedro Vieira participam na sessão “Histórias Partilhadas”.

No dia 12, o angolano Lopito Feijóo, o moçambicano Amosse Mucavele e a guineense Karyna Gomes vão partilhar histórias, enquanto Ana Bárbara Pedrosa e Tânia Ganho apresentam os seus livros “Palavra do Senhor” e “Apneia”, respetivamente.

No dia 13, o angolano Ondjaki, António Mota e o brasileiro António Torres juntam-se na mesma mesa para partilharem histórias.

Fernando Pinto do Amaral, Miguel Real, investigadores literários, e Rogério Ribeiro, investigador em ciências médicas, vão participar na sessão intitulada “Diagnóstico antecipado – a doença na literatura”.

No dia 14, Ricardo Fonseca Mota e Afonso Cruz falam dos seus livros “Os Pássaros não têm céu” e “O Vício dos Livros”, respetivamente.

O escritor e vocalista dos Mão Morta Adolfo Luxúria Cabral, Rui Eduardo Paes, escritor e crítico de música, e o musicólogo João Carlos Calixto formam um painel para abordarem a relação entre os livros e a música.

O programa termina no dia 15 com os escritores Afonso Cruz, Rui Zink, Mário Zambujal e José Luís Peixoto a partilharem histórias.

Do programa consta a exposição “Retratos de autores portugueses”, de Do Carmo Vieira, artista plástica conhecida por pintar rostos da cultura nacional, como José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís ou Eugénio de Andrade, alguns dos quais vão estar expostos nesta mostra, patente na Galeria Municipal da Lourinhã.

O festival conta ainda com a leitura de contos, espetáculos e performances teatrais alusivas para assinalar os 400 anos do nascimento de La Fontaine, apresentação de livros para crianças e jovens e feira do livro ‘online’.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.