Por António Vale (texto e fotografias)
O Sporting CP recebeu neste domingo, no estádio Alvalade, a equipa do Famalicão, referente à 26.ª jornada de futebol da Liga NOS.
A equipa de Rúben Amorim acabou por marcar-passo rumo ao título, tão ansiado pelos adeptos leoninos, ao empatar em casa com o Famalicão.
A época do Sporting tem sido praticamente irrepreensível no campeonato, continuando sem derrotas, e continuando a sonhar com a conquista do título, muito embora ainda haja muitas barreiras por ultrapassar.
Na habitual antevisão dos jogos, Rúben Amorim, treinador principal da equipa dos Leões, disse que o FC Famalicão “vive um bom momento”, mas o objectivo é o mesmo de sempre: ganhar. “Começamos a estar habituados a receber equipas em bons momentos. Têm vindo a fazer bons resultados e boas exibições. Vêm com muita confiança e cabe-nos levar o jogo para a nossa forma de jogar. Jogamos em casa, queremos e precisamos de ganhar e é isso que vamos tentar fazer. Com este jogo, podemos alcançar a meta importante da melhor série sem perder do Clube. Queremos ganhar o jogo. Dependemos só de nós e esse é o nosso foco”.
E esta noite em Alvalade, os “leões” até se adiantaram no marcador aos 25 minutos com um golo de Pedro Gonçalves. Mas no minuto seguinte, numa resposta rápida da equipa do Famalicão, com uma boa jogada de ataque finalizada por Anderson na cara de Adán, sofreram o empate (1-1).
O 1-1 manteve-se até final, e, a oito jornadas do fim, o Sporting vê reduzida a vantagem para seis pontos face ao 2.º classificado, o FC Porto. A equipa de Famalicão ganhou mais um ponto na fuga à zona de despromoção, sendo agora 13.º, com 27 pontos.
Decorridas 26 jornadas, o Sporting ainda não perdeu nesta Liga. Uma série que só encontra paralelo na temporada 2001/2002, curiosamente a última do Sporting… campeão. Essa marca foi igualada hoje, ou seja, a melhor do clube leonino no campeonato, podendo ser ultrapassada na próxima jornada na sua deslocação ao Algarve.
O Sporting continua líder destacado da I Liga portuguesa, com 66 pontos, com seis pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o FC Porto, o seu mais direto perseguidor na tabela classificativa, seguido do SL Benfica a 9 pontos.
Na próxima jornada o Sporting desloca-se ao estádio do Farense, o FC Porto desloca-se à Madeira para jogar com o Nacional e o Benfica recebe o Gil Vicente.