Festival Islâmico de Mértola adiado para maio do próximo ano

Data:

O Festival Islâmico de Mértola, no distrito de Beja, que estava previsto decorrer este ano, foi adiado para maio de 2022, devido à pandemia de covid-19.

Segundo o município, esta decisão deve-se à “situação epidemiológica instável” que se vive atualmente e à “impossibilidade de realizar com segurança aquele que é, reconhecidamente, o maior evento cultural de Mértola”.

O festival vai voltar à vila alentejana com a sua herança islâmica em maio do próximo ano e, mantendo o seu caráter bienal, passa “a realizar-se futuramente em anos pares”, anunciou ainda a autarquia.

“A natureza do evento, a dificuldade” de garantir “a segurança de todos, sem comprometer a essência do festival, a ponderação entre o investimento a realizar e o retorno em matéria de visitantes” e a “adesão de parceiros-expositores” foram alguns dos critérios que “pesaram” na decisão de adiamento, de acordo com o município.

A par destes fatores, esteve “o imponderável em termos de evolução da situação epidemiológica” relacionada com a pandemia de covid-19”, acrescentou.

“A todos solicitamos a melhor compreensão, manifestando expressa confiança de que, no próximo ano, estarão reunidas as condições necessárias para que possamos realizar em pleno e sem restrições o nosso Festival Islâmico de Mértola”, assinalou ainda a câmara.

Durante o Festival Islâmico, cuja edição mais recente teve lugar em 2019, músicas, danças e sabores de raízes árabes e portuguesas “tomam de assalto” a vila alentejana, situada “à beira” do Rio Guadiana.

Promovido pela Câmara Municipal de Mértola, o festival “celebra a herança islâmica” e as ligações com o Norte de África e revive as vivências da vila naqueles séculos, quando se chamava “Martulah” e era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.

Um dos principais atrativos do festival costuma ser o mercado de rua marroquino, o ‘souk’, espalhado pelas ruas estreitas e íngremes do labiríntico centro histórico de Mértola, que são cobertas com tecidos, a lembrar as medinas de Marrocos.

Animação de rua, conferências e oficinas, artesanato, música ou exposições costuma ser outras das vertentes habituais do evento, que, em 2019, já ia na 10.ª edição.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.