FC Porto e Benfica vencem e voltam a meter pressão no líder Sporting

Data:

FC Porto, segundo classificado, e Benfica, terceiro, encurtaram hoje provisoriamente distâncias para o Sporting e colocaram mais pressão sobre o líder da I Liga portuguesa de futebol, ambos com triunfos fora de portas, na 26.ª jornada.

No ‘intervalo’ da eliminatória com o Chelsea, dos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto foi a Tondela vencer por 2-0, enquanto o Benfica protagonizou uma das maiores goleadas da época, ao ‘esmagar’ o Paços de Ferreira, por 5-0.

Com estes triunfos, os ‘dragões’ colocaram-se à condição a cinco pontos do Sporting e os ‘encarnados’ reduziram a diferença para oito. Os ‘leões’, que na última ronda cederam um empate no campo do Moreirense (1-1), recebem no domingo o Famalicão.

Na luta pelo acesso à ‘Champions’ da próxima época, o Sporting de Braga, quarto posicionado, está também obrigado a vencer domingo em casa o Belenenses SAD para continuar a sonhar com o regresso à liga ‘milionária’.

No campo do 11.º classificado da prova, o espanhol Toni Martinez, aos 19 minutos, e o iraniano Mehdi Taremi, aos 83, fizeram os golos do FC Porto, num encontro em que o técnico Sérgio Conceição aproveitou para poupar alguns jogadores, tendo em vista o decisivo duelo com o Chelsea.

Na Mata Real, num encontro que prometia ser complicado para o Benfica, já que atuava no terreno do quinto posicionado da I Liga e equipa surpresa de prova, tudo ficou mais fácil para a formação de Jorge Jesus quando Stephen Eustáquio, aos 22 minutos, foi expulso e deixou o Paços de Ferreira com menos uma unidade.

Após esse lance, o Benfica construiu com naturalidade a goleada, com destaque para o avançado suíço Seferovic, que ‘bisou’, aos 45+8 e 78 minutos, e saltou para a liderança isolada da lista de melhores marcadores com 16 golos, mais um do que Pedro Gonçalves (Sporting).

Diogo Gonçalves (38 minutos), Rafa (45) e o uruguaio Darwin Nuñez (89) também assinaram o nome na sexta vitória consecutiva dos ‘encarnados’ na I Liga e sétimo jogo seguido sem sofrer golos.

Apesar do pesado desaire, o Paços de Ferreira segue com conforto no quinto posto, com mais nove pontos do que o Vitória de Guimarães, sexto, que no encontro que abriu a ronda, na sexta-feira, perdeu no Algarve com o Portimonense, por 3-0.

Bem ‘quente’, dentro e fora do relvado, foi o empate entre Boavista e Rio Ave (3-3), no Estádio do Bessa, com Fábio Coentrão, aos 90+3, último minuto dos descontos, a salvar os vila-condenses da derrota.

Durante os festejos, o técnico do Rio Ave, Miguel Cardoso, fez um gesto obsceno, alegadamente para o banco do Boavista, e, já após o apito final, os forasteiros queixaram-se de agressões e insultos verbais por parte de pessoas ligadas aos ‘axadrezados’ no túnel de acesso aos balneários e também nas imediações do estádio.

O Boavista chegou à vantagem logo aos três minutos, por intermédio de Yusupha, os vila-condenses reagiram e empataram três minutos depois, por Gelson Dala, mas os ‘axadrezados’ demoraram também apenas três minutos para voltar para a frente do marcador, com novo golo de Yusupha (13).

A equipa boavisteira sofreu um importante revés aos 56 minutos, com a expulsão, por segundo amarelo, de Hamache, que cometeu falta para penálti, mas Pelé falhou a conversão, aos 59. Com mais uma unidade, o Rio Ave chegou a nova igualdade aos 70, através de Carlos Mané, mas Ronan, aos 82, na própria baliza, colocou novamente a equipa da casa na frente.

O Boavista mantém-se acima da zona de despromoção, no 15.º lugar, com 25 pontos, mais um do que o Marítimo, que subiu a 16.º, posto que permite disputar o ‘play-off’ de manutenção, depois de vencer na Madeira o Farense, por 1-0, com um golo solitário do iraniano Ali Alipour, aos 43 minutos.

O Rio Ave é 12.º classificado, com 28 pontos, e o Farense regressou à zona descida, ocupando agora o 17.º e penúltimo lugar, com 22.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.