O município de Pinhel, no distrito da Guarda, vai assinalar, na sexta-feira, a tradicional Via Sacra em modo ‘online’, devido à pandemia causada pela covid-19.
“Face às limitações que ainda decorrem da situação de pandemia, a Paróquia e o Município de Pinhel entenderam por bem, este ano, assinalar a tradicional Via Sacra de um modo que permita a participação das pessoas, com segurança e em cumprimento pelas regras em vigor”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a nota, hoje às 21:00, a Câmara Municipal irá transmitir na sua página do Facebook um vídeo elaborado a partir de imagens de arquivo de edições anteriores da Via Sacra, narradas pelo pároco de Pinhel, padre Jorge Castela, sob o mote “Renovar a Esperança”.
“Não sendo a representação cénica que tem sido levada a efeito nos últimos anos, esta é a forma possível e segura de assinalar esta manifestação de Cultura e de Fé que era já um dos pontos altos do programa de eventos a cargo da autarquia pinhelense”, lê-se.
A par da iniciativa, será realizada uma exposição de fotografias que estará patente nas ruas da cidade de Pinhel, para “marcar o percurso das estações da Via Sacra”, com início na igreja de Santo António e fim no castelo.
“Além de recordar o evento, esta mostra também permitirá a realização individual do percurso, num momento intimista de reflexão e de reconciliação, propício à renovação da Esperança”, sublinha a autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura.
No dia de Páscoa, pelas 12:00, a Câmara Municipal de Pinhel também vai transmitir em direto a eucaristia, na sua página do Facebook, a partir da Igreja de São Luís.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.805.004 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.848 pessoas dos 821.722 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.