Madeira sob aviso vermelho devido a chuva e trovoada até domingo

Data:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso vermelho, devido a chuva e trovoada, a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, até às 12:00 de domingo, mantendo o norte em laranja.

A previsão do IPMA aponta para aguaceiros fortes e queda granizo, acompanhados de trovoada, situação que se mantém desde a madrugada de hoje e já motivou o realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas, no concelho do Funchal.

De acordo com a Câmara Municipal do Funchal, foram registadas 13 ocorrências até às 18:00, que acionaram as duas corporações de bombeiros do município – os Sapadores e os Voluntários Madeirenses -, nomeadamente ao nível da limpeza e sinalização de vias devido à queda de pedras e inundações.

“Duas famílias, no total de sete pessoas, foram realojadas devido à falta de condições de habitabilidade de duas casas inundadas”, refere a autarquia em comunicado.

A rotura de uma conduta motivou também o encerramento de uma estrada no Funchal e o corte no fornecimento de água potável numa área da freguesia de São Gonçalo, uma das dez que compõem o concelho.

Por outro lado, o mau tempo provocou cortes de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Duas estradas nas zonas montanhosas foram encerradas por precaução, pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, devido à queda de neve.

No Funchal, ocorreu queda de granizo em áreas residenciais perto do centro.

As más condições atmosféricas afetaram também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo dois voos oriundos do Porto divergido para o Porto Santo.

Inicialmente, o IPMA colocou o arquipélago sob avisos laranja (Madeira) e amarelo (Porto Santo) para chuva e trovoada, mas atualizou-os para vermelho na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, entre as 19:23 de hoje e as 12:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil alertou, por seu lado, a população para “evitar ao máximo” a circulação na via pública, recomendado que esteja atenta à formação de lençóis de água e à ocorrência de inundações.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.