Portugal com Rt de 0,83 e incidência abaixo de cem casos

Data:

Portugal registou hoje 96 casos de SARS CoV-2 por 100.000 habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,83, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do INSA.

Segundo o boletim de hoje da DGS e do Instituto Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Rt em Portugal está nos 0,83, e nos 0,79 apenas no continente.

Já no que respeita à incidência de novos casos, Portugal regista 96 casos de infeção por SARS CoV-2 por 100.000 habitantes e no continente este valor desce para 84,2.

Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação que vai ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou.

Na quinta-feira, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt – o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus – ultrapasse o 1.

Na sexta-feira, o relatório do INSA revelava que desde 10 de fevereiro se regista uma estabilização do Rt com um ligeiro aumento de 0,61 para 0,84, o que “sugere um desacelerar da tendência de decrescimento da incidência do SARS-Cov-2”, que origina a doença covid-19.

No anterior relatório, divulgado a 05 de março, o índice de transmissibilidade estava nos 0,71 em Portugal continental, com exceção dos Açores e da Madeira, que apresentavam um valor acima de 1.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.