A circulação entre concelhos de Portugal continental vai estar proibida no fim de semana de 20 e 21 de março e no período da Páscoa, entre 26 de março e 05 de abril, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.
António Costa falava aos jornalistas, desde o Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros, que esteve desde hoje de manhã reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país.
A medida pretende “garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento”, justificou o primeiro-ministro.
Assim, de acordo com o anunciado, mantém-se a proibição de circulação entre concelhos de Portugal continental no fim de semana de 20 e 21 de março e também entre os dias 26 de março e 05 de abril, correspondente ao período pascal.
O plano de desconfinamento “a conta-gotas” hoje aprovado em Conselho de Ministros prevê também que as crianças das creches assim como os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo regressem já na próxima segunda-feira às escolas.
O primeiro-ministro António Costa anunciou ainda que depois da Páscoa, a 5 de abril, os alunos do 2.º e 3.º ciclo voltam a ter aulas presenciais e, a 19 de abril, será a vez dos alunos do secundário e do ensino superior.
Durante a apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro António Costa salientou várias vezes que o calendário hoje apresentado pode, a qualquer momento, ser alvo de mudanças caso a situação pandémica se volte a agravar.
Hoje, o presidente da República renovou o estado de emergência.