Reino Unido estima crescimento de 4% em 2021

Data:

A economia do Reino Unido deverá crescer 4% em 2021 e voltar ao nível pré-pandemia em meados de 2022, afirmou hoje o ministro das Finanças, Rishi Sunak, ao apresentar o orçamento para o próximo ano fiscal.

A projeção é menos otimista do que as estimativas de novembro passado, que previam um crescimento de 5,5%, mas que não levaram em consideração o confinamento, entretanto, decretado em janeiro pelo Governo.

O ministro, que se baseia nas projeções feitas para o Governo pelo órgão público Office for Budget Responsability (Gabinete de Responsabilidade Orçamental), prevê um crescimento de 7,3% em 2022, mais do que os 6,6% previstos em novembro, e depois 1,7 % em 2023, 1,6 % em 2024 e 1,7% em 2025.

O OBR projeta, assim, uma recuperação “mais rápida” do que o esperado, em meados de 2022 em vez do final do ano.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 9,9% em 2020, o pior desempenho em 300 anos, lembrou Sunak na Câmara dos Comuns.E

No orçamento para o ano fiscal 2021/2022, o Governo vai prolongar até setembro o regime de ‘lay-off’ para as empresas afetadas pelas restrições à atividade económica, que vão continuar pelo menos até 21 de junho e manter o reforço extraordinário do subsídio de subsistência [Universal Credit].

Prometeu também uma série de financiamento para ajudar empresas a reabrir portas, nomeadamente do setor da restauração, comércio não essencial e lazer, os mais afetados pelas restrições impostas para tentar travar a transmissão do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia covid-19, cerca de 700.000 pessoas perderam os postos de trabalho, empurrando a taxa de desemprego para 5,1%, mas as novas projeções calculam que se fique pelos 6,5% no próximo ano, abaixo dos 11,9% previstos anteriormente.

O ministro das Finanças disse também que o endividamento público este ano deverá chegar às 355 mil milhões de libras (411 mil milhões de euros) devido à necessidade de pagar as medidas de apoio à economia.

“Este país – e o mundo inteiro – levará muito tempo para recuperar desta situação económica extraordinária. Mas vamos recuperar”, prometeu.

Para recompor as finanças públicas, Rishi Sunak anunciou um aumento do imposto sobre as empresas de 19% para 25% em 2023 e o congelamento dos escalões fiscais sobre os rendimentos das pessoas a partir 2021 até 2026.

O Reino Unido é o país europeu com maior número de mortes na Europa e o quinto a nível mundial, com mais de 123 mil óbitos registados até terça-feira, mas é também um dos mais avançados na vacinação da população, com mais de 20 milhões de pessoas imunizadas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.