‘Cruzamentos literários’ não é apenas um podcast em língua portuguesa…

Data:

Fruto de uma parceria entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos o programa ‘Cruzamentos literários’ revela o que importantes escritores lusófonos pensam do mundo, da literatura e do universo da língua portuguesa.

Paulina Chiziane (Moçambique), Mário de Carvalho (Portugal), Milton Hatoum (Brasil), Pepetela (Angola) e José Luís Tavares (Cabo Verde) são alguns dos 12 escritores lusófonos convidados do podcast ‘Cruzamentos literários’, que tem por objetivo dar a conhecer a posição de importantes autores dos países de língua portuguesa, acerca do mundo, da literatura e do universo da própria língua portuguesa.
Lançado no âmbito da programação cultural de Portugal no Brasil em 2021 e da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nasce de uma parceria entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos.
Os podcasts são quinzenais, sempre às quintas-feiras, e podem ser ouvidos na plataforma ‘Spotify’, um serviço de streaming de música, podcast e vídeo.
“Durante o primeiro semestre de 2021, serão apresentados 12 podcasts com quatro curadores de diferentes nacionalidades conversando com 12 escritores de cinco países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal”, explica ao ‘Mundo Português’ a diretora do Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), Alexandra Pinho.
No primeiro episódio, publicado a 21de janeiro, a jornalista, escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas conversou com a escritora moçambicana Paulina Chiziane. O podcast é ilustrado com leituras de seu segundo romance, ‘Niketche’, pela escritora brasileira Veronica Stigger.
No segundo ‘encontro’, a 04 de fevereiro, o escritor, dramaturgo e argumentista português Mário de Carvalho conversa com o jornalista, crítico literário e curador brasileiro Manuel da Costa Pinto. O podcast conta ainda com leituras da atriz brasileira Carmem Moretzsohn.

Partilhar a herança de uma língua comum

Esta é a programação completa do podcast ‘Cruzamentos literários’, no primeiro semestre de 2021

No terceiro episódio de ‘Cruzamentos Literários’, lançado no passado dia 18, a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves, autora de ‘Um defeito de cor’, revela detalhes da construção da obra e percorre temas como a representação do negro na literatura, racismo estrutural e o lugar da mulher negra na sociedade brasileira. Com curadoria do escritor angolano Ondjaki e leituras da poeta e atriz brasileira Roberta Estrela D’Alva.
O próximo episódio está agendado para 04 de março e, nele, o escritor angolano Pepetela (pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) falará sobre a sua obra literária com Rita Chaves, professora e pesquisadora de Literaturas Africanas de língua portuguesa. As leituras serão do poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor brasileiro Ricardo Aleixo.
Ao longo da série, a escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas vai conversar com os escritores brasileiros Cristovão Tezza e Noemi Jaffe.
Na série, Manuel da Costa Pinto conversa também com o poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares e com o ficcionista angolano José Eduardo Agualusa.
A série de podcasts traz ainda diálogos de Ondjaki com o escritor português José Luís Peixoto e com o poeta moçambicano Mbate Pedro.
Rita Chaves volta ainda ao ‘Cruzamentos literários’ para conversar com o escritor brasileiro Milton Hatoum e com a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.
“Os diálogos de ‘Cruzamentos literários’ procuram dar a conhecer o modo como os escritores convidados – ficcionistas e poetas que têm contribuído com a produção contemporânea em língua portuguesa – partilham a herança cultural do idioma e valorizam sua plurinacionalidade”, refere Alexandra Pinho.
As conversas e os encontros podem ser seguidos em https://open.spotify.com/show/2fJRMzPjsg6kzF4JtSXMcv

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.