Obras no Bairro dos Pescadores em Matosinhos arrancam na segunda-feira

Data:

As obras no Bairro dos Pescadores, um dos “mais emblemáticos e antigos” de Matosinhos, no distrito do Porto, arrancam na segunda-feira com um investimento de 960 mil euros, adiantou a câmara revelando que os trabalhos têm um prazo de execução de um ano.
Construído entre 1948 e 1972 no coração da cidade, o Bairro dos Pescadores de Matosinhos é composto por vários blocos habitacionais, sendo alguns de propriedade mista, de habitações públicas e privadas.
As intervenções levadas a cabo pelo município vão incidir nas paredes exteriores, na cobertura e da substituição de todos os vãos exteriores. “Quanto aos exteriores, vão recair na reabilitação e requalificação de toda a área envolvente, sobretudo através da execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas”, informa o executivo autárquico de Matosinhos.
Além disso, a empreitada vai implicar a reabilitação e requalificação de toda a área envolvente, sobretudo através da execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas.
“Antevendo, num futuro próximo, uma intervenção nos Blocos do Bairro dos Pescadores na Praceta do Mar, o projeto prevê a definição de zonas de estacionamento e o aumento de espaços verdes e de percursos pedonais”, revela ainda.
A empreitada, uma reivindicação antiga dos moradores daquele bairro, vai contemplar intervenções “piloto” num dos edifícios (bloco J), onde a câmara é proprietária de seis das oito frações existentes, acrescentou o município.
O objetivo é que esta obra sirva de referência para os proprietários privados das restantes edificações avançarem com obras, que poderão ser abrangidas pelo programa de habitação “’1.º Direito’.
O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
Através da requalificação, o edifício ganha “mais qualidade e facilidade de uso” e o espaço envolvente torna-se “mais convidativo e útil”, considerou a autarquia.
“Estamos a assistir a um momento histórico na vida desta comunidade, uma vez que começa agora a execução de uma ambição muito antiga”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueira, citada no comunicado.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.