O concelho de Vila Nova de Famalicão vai dispor de uma Rede Municipal de Trilhos da Natureza com a extensão de 62,3 quilómetros que irá dar a conhecer o património natural e histórico-cultural do território.
O projeto, que surge como produto turístico associado ao desporto, foi aprovado recentemente no âmbito da operação do Provere Minho Inovação, do Programa Operacional Norte 2020. No total, o projeto implica um investimento total de 104.088,80 euros, contando com um cofinanciamento na ordem dos 85 por cento, isto é 88.475,48 euros.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Paulo Cunha, diz que a rede de percursos “estrutura a oferta de um produto turístico, em articulação com os ativos culturais e naturais existentes e com a oferta de alojamento local e restauração”.
O autarca acrescenta que, pela qualidade paisagística, distribuição geográfica e localização, os trilhos “justificam o esforço do investimento proposto, permitindo, alavancando e proporcionando um desenvolvimento mais coeso e em rede dos aglomerados rurais, como estrutura de uma oferta turística específica, mas com necessidade de promoção”.
De acordo com a candidatura, a rede municipal de trilhos abrange a criação de quatro novos percursos pedestres, partindo de traçados previamente definidos.
É o caso de Portas da Vila, um percurso circular com 17,5 quilómetros que se desenvolve em torno de Vila Nova de Famalicão, percorrendo o núcleo urbano e ligando-o ao Penedo da Moura, ao Monte de Santa Catarina e à ciclovia.
O percurso de Nine – Arnoso é também circular, com 14 quilómetros, desenvolvendo-se nos vales dos rios Este e Guisande, entre estas duas localidades.
Os Caminhos do Ave são circulares, com 15,8 quilómetros que acompanham o rio Ave desde o Parque de Lazer Calça Ferros ao mercado e ponte sobre o rio.
No regresso, percorre as localidades de Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, subindo à Capela de Santa Tecla e acedendo ao ponto de partida pela freguesia de Pedome.
O percurso de Gondifelos, também circular com 15 quilómetros, desenvolve-se entre aquela localidade e Gemunde e o Castro de Penices, sendo que aproximadamente um terço do percurso decorre em traçado comum com a via ciclopedonal Póvoa de Varzim – Famalicão.
Numa primeira fase, será feita a limpeza, arranjo e recuperação dos percursos, seguindo-se a sua sinalização, homologação e aplicação móvel.
A Câmara de Famalicão iniciou em 2010 um conjunto de caminhadas concelhias, dando a conhecer os vários pontos de cada freguesia do concelho e descobrindo o património cultural, a fauna e flora.
Essas caminhadas acabaram por servir de ponto de partida para esta rede municipal de trilhos.
Famalicão vai criar uma rede municipal de trilhos de natureza
Data: