O Sporting CP recebeu neste sábado (20h30), no estádio Alvalade, a equipa do Portimonense, referente à 20.ª jornada de futebol da Liga NOS, encontro entre duas equipas que atravessam momentos positivos.
O Sporting, líder destacado da I Liga portuguesa, com dez pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o FC Porto, ao receber nesta partida a equipa algarvia tinha em mente as aspirações de distanciamento para os seus adversários mais diretos, dado que esta partida antecedia precisamente a deslocação dos Leões ao estádio do Dragão, o seu mais direto perseguidor na tabela.
O Portimonense tinha vindo em crescendo ao subir na tabela classificativa nas últimas jornadas. Relembramos que à 13.ª jornada o conjunto algarvio ocupava o último lugar da tabela, mas desde então somou um conjunto de resultados que lhe permitiram estar agora quatro pontos acima da linha de água.
No confronto entre estas duas equipas, as quais já mediram forças por 38 ocasiões, tendo o Sporting vencido 27, com os algarvios a somarem 6 triunfos, tendo havido cinco empates pelo meio. Os últimos oito confrontos entre as duas equipas resultaram em sete vitórias leoninas e apenas um triunfo dos algarvios, em Portimão, em dezembro de 2018.
Na habitual antevisão dos jogos, Rúben Amorim, treinador principal da equipa dos Leões, afirmou que não espera facilidades frente a uma formação que na última jornada venceu o Gil Vicente FC por 4-1 e vive “provavelmente, o melhor momento da época”. “É uma equipa que vive um bom momento, com bons valores e que pode ter jogadores diferentes em várias posições. São fortes também nas bolas paradas e vêm sem qualquer responsabilidade. Será um jogo muito difícil, mas estamos preparados, temos de estar muito intensos como sempre e precavidos para a velocidade deles na frente. O Portimonense SC pode roubar pontos ao Sporting CP em Alvalade e, sabendo disso, temos de fazer um grande jogo para vencer”. “Não vamos fazer gestão, este é o jogo mais complicado porque é o próximo. Temos de vencer. É muito importante, todos os jogos valem três pontos e depois vamos pensar no FC Porto. Neste momento, o clássico ainda não existe para nós, vamos focar-nos no Portimonense SC, que é uma boa equipa e vive um bom momento. Vencendo este jogo já estamos a jogar o próximo, digamos assim. Não é importante o número de pontos. Claro que é bom estar acima dos rivais, mas o nosso foco é vencer cada jogo”, sublinhou.
Numa noite de tempestade em Lisboa, onde a partida se realizou sempre com chuva intensa, Rúben Amorim lançou Nuno Santos para o lugar de Paulinho (que nem no banco se sentou devido a um problema físico), o Sporting começou a partida, como é seu timbre, em busca do golo, mas os algarvios tentavam fechar os espaços.
A equipa de Paulo Sérgio foi tentando conter o ímpeto leonino. Nuno Santos colocou Samuel à prova com um remate já de ângulo apertado. A pressão do Sporting dava frutos e por muito pouco Tiago Tomás não finalizou para o fundo da baliza, depois de solicitação de Palhinha, sendo o lance anulado por fora de jogo.
Ao minuto 27´, numa bola parada de Pedro Gonçalves, Coates desviou de cabeça e Feddal à segunda inaugurou o marcador. Apenas cinco minutos volvidos, os leões aumentaram a vantagem. Lucas aliviou mal, Nuno Santos recuperou a bola e rematou rasteiro entre o guada redes e o poste, para o fundo da baliza.
A chuva que caía com grande intensidade e os algarvios tentaram o golo ao minuto 33´ com Beto a falhar na cara de Ádan após cruzamento de Henrique. Antes do intervalo o Portimonense ainda colocou a bola na baliza, por Dener, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Na segunda parte, face à grande quantidade de água no terreno limitava as condições para a prática do futebol, mas logo a abrir o segundo tempo, o terceiro golo do Sporting esteve à vista, com um remate de Nuno Mendes depois de solicitação de Nuno Santos.
Ao minuto 68´, o Portimonense quase marcou. Na sequência de um livre, Willyan cabeceou por cima. Na resposta, Pedro Gonçalves teve hipótese para marcar, mas atirou ao lado.
Nos minutos finais, Jovane ainda tentou a sua sorte, e no último lance de perigo do jogo, Beto cabeceou para as mãos de Ádan.
Os Leões realizam assim a sua melhor temporada dos últimos 70 anos, estão numa série de seis triunfos consecutivos na presente edição da prova, tendo na sua anterior sequência de cinco triunfos seguidos, um empate ao sexto jogo, na sua visita ao Famalicão.
A vitória sobre o Portimonense não só garantiu a melhor sequência de êxitos da temporada aos pupilos de Rúben Amorim, como colocou ainda mais pressão sobre os principais rivais.
Na próxima jornada o Sporting desloca-se ao estádio do Dragão com uma vantagem pontual confortável.
Por António Vale (texto e fotografias)