O Grupo CAC (Companhia Avícola do Centro) está a investir seis milhões de euros na ampliação do edifício do principal centro de classificação, inspeção e embalamento de ovos. O investimento inclui a aquisição de novo equipamento e a melhoria das condições das explorações de produção da marca ‘Ovos Matinados’, disse fonte da empresa ao jornal ‘Hipersuper’. O investimento deverá estar concluído no final deste ano.
“A marca Ovos Matinados – ovos de galinhas criadas ao ar livre – tem vindo a afirmar-se como âncora da empresa, registando, desde 2012, crescimentos anuais superiores a 30%”, revela a empresa em comunicado.
O grupo com sede em Leiria fechou 2020 com um volume de negócios agregado de 80 milhões de euros, que lhe garante 40% de quota de mercado, assegura o fabricante da região centro. Este ano estima alcançar um novo recorde de vendas: 90 milhões de euros. A empresa tem 210 trabalhadores.
Com um efetivo de 2.250 milhões de galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações, o grupo classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos – gaiola, solo, ar livre e biológico.
Em 1986, 13 avicultores reuniram-se para criar uma cooperativa que permitisse escoar a sua produção de ovos e poder sonhar com o futuro. Surgiu assim a CAC – Cooperativa de Avicultores do Centro.
Comercializa as marcas ‘Ovos Matinados’ (ar livre), ‘Matinados Bio’ (biológico), ‘Quinta do Prado Amarelo Solo’ (solo), ‘Superovo’ (gaiola e solo), ‘Saborosos’ (gaiola) e ‘Iberovo’ (gaiola).
A exportação detém já uma posição de relevo no dia a dia da empresa, escoando boa parte da produção para a Europa (especialmente Sul e Centro), África, Ásia e Estados Unidos da América.
O Grupo CAC, através da sua marca Matinados, criadas ao ar livre, doou 120 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria, para a instalação de um Equipamento de Disseção Endoscópica da Submucosa, destinado a diferenciar o nível técnico e assistencial do Serviço de Gastrenterologia.
Grupo CAC investe 6 ME para aumentar a produção
